Rampa do Caramulo 2017: Antevisão da 5ª Prova do CNM, por Categoria

Rampa do Caramulo 2017: Antevisão da 5ª Prova do CNM, por Categoria

Disputadas que estão 4 provas até este momento, o CNM 2017 entra agora na sua recta final, assumindo esta jornada uma assinalável importância na definição do nome dos favoritos aos diversos títulos em disputa

103

Rampa do Caramulo 2017O Campeonato Nacional de Montanha (CNM) Valvoline 2017, prossegue dentro de uma semana com a realização de mais uma edição da mediática Rampa do Caramulo, evento a cargo do TARGA Clube com o apoio do Museu do Caramulo e da Associação de Eventos do Caramulo. Disputadas que estão quatro provas até este momento, o campeonato entra agora na sua recta final, assumindo esta jornada uma assinalável importância na definição do nome dos favoritos aos diversos títulos em disputa.

Com dois triunfos para cada um, Rui Ramalho (Osella PA2000 Evo2), – líder do campeonato -, e Pedro Salvador (Silver Car EF10), prosseguem na prova disputada nesta localidade situada na região de transição da Beira Alta para a Beira Litoral, a luta que iniciaram na primeira rampa do ano e que só vai terminar mesmo no fim do campeonato, tal a emotividade nesta luta a dois.

Atrás destes dois pilotos, Paulo Ramalho em Osella PA21S Evo e João Fonseca, que tem dominado a Categoria CM com o seu BRC CM05 EVO, voltam a lutar pelo derradeiro lugar no pódio absoluto e da Categoria 1.

Num ano em que defende o título conquistado na época passada, Gonçalo Manahu chega ao Caramulo como líder da Categoria 2 e em excelente momento de forma. O piloto do Porsche 997 GT3 Cup enfrentará mais uma vez a forte oposição de José Correia em Nissan GT-R GT3 e de Edgar Reis, também ele ao volante de um Porsche 997 GT3 Cup.

Na Categoria 3 o líder é João Guimarães em Peugeot 206 RC, com o piloto da Régua a ter a oposição de Pedro Saraiva (Mitsubishi Lancer Evo IX), que depois de faltar à primeira rampa do ano, venceu as três últimas provas disputadas. Mais atrás, José Oliveira (Subaru Impreza STi) e Sérgio Nogueira em Citroen Saxo Copa, vão lutar pelo pódio.

Com quatro vitórias em outras tantas provas, Manuel Correia e o Bonito Ford Fiesta R5+ chegam naturalmente ao Caramulo como os principais favoritos à vitória na Categoria 4, numa caminhada aparentemente triunfal em direcção à renovação do título. Luís Silva em BMW M3 é o principal opositor de Correia e dará a luta possível ao líder. Marco Guerra em Peugeot 306 e Francisco Morgado em Mitsubishi Lancer Evo IX lutam pelo último lugar do pódio.

Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy V6, vai dar no Caramulo mais um passo em direcção ao título da Categoria 5, cuja classificação o piloto transmontano lidera isolado, na frente de Francisco Marrão em SEAT Leon MKII, com quem vai discutir as posições com direito a pódio.

Depois da ausência em Santa Marta, Miguel Lobo e o Audi RS3 TCR regressam no Caramulo, para dar corpo à Taça Nacional de Montanha TCR/TCS.

Na Taça Nacional de Montanha 1300, o grande dominador desde o início do ano, Armando Freitas, tem nesta prova mais um importante desafio. Entre a oposição, o destaque vai para Francisco Leite (Fiat Punto) e Leonel Brás (Citroën AX).

O líder do Campeonato Nacional de Clássicos Montanha continua a ser Parcidio Summavielle em Datsun 240Z, com o piloto a fazer da regularidade a sua principal arma. Sempre ao ataque, José Pedro Gomes (Ford Escort MKI), que venceu três das quatro provas que disputou, pode em caso de vitória assumir o comando das operações. Com excelentes prestações nas provas em que alinhou, Flávio Saínhas, tem também ele uma palavra a dizer na luta pela vitória.

No Troféu Nacional Clássicos de Montanha, o favorito é o líder do campeonato, Carlos Oliveira em BMW 323i, com oposição a cargo de Fernando Salgueiro, que já venceu por duas vezes este ano, e Ricardo Loureiro, ambos em Ford Escort MKII.

Por último, na Taça Nacional de Clássicos Montanha 1300, poder-se-á assistir a novo domínio de Aníbal Rolo (Datsun 1200 Coupé), com José Magalhães (Toyota Starlet), José Figueiredo (Datsun 1200) e Domingos Fernandes (Autobianchi A112), a terem também uma palavra a dizer na luta pelos lugares de pódio.

De referir que a pedido do TARGA Clube, a FPAK aceitou adiar a data de fecho das inscrições, que encerram agora na próxima Quarta-Feira dia 12.7.2017.

Programa/Horário da Rampa do Caramulo 2017

15.7.2017 – Sábado
* 14H00 – Fecho da pista
* 15H00 – 1ª Subida de Treinos
* 16H30 – 2ª Subida de Treinos
* 18H00 – 1ª Subida Oficial

16.7.2017 – Domingo
* 10H00 – Fecho da pista
* 11H00 – Warm Up
* 14H30 – 2ª Subida Oficial
* 16H00 – 3ª Subida Oficial