Rally dos Sertões: Troller Racing larga na frente com Edu Piano e...

Rally dos Sertões: Troller Racing larga na frente com Edu Piano e Solon Mendes

96

O 23º Rally dos Sertões começou com o pé direito para a Troller Racing/Território Motorsport, equipa oficial da Troller. Os veteranos do rali Edu Piano e Solon Mendes (carro #315) completaram os 1.900 metros do circuito do Autódromo Internacional Ayrton Senna, na capital goiana, em 1min18s. O percurso, todo em asfalto, foi diferente para a dupla, que tem mais de duas décadas no off-road e seis títulos juntos na competição (Camiões) e estreou-se, nesta edição, na categoria Carros, a bordo do novo Troller T4.

O piloto de Tatuí (SP) e o navegador de Fortaleza (CE) têm um novo desafio pela frente, após oito anos (2007 a 2014) acelerando nos Camiões, numa categoria composta por veículos que preservam grande parte das características originais de fábrica.

O teste no Prólogo já serviu para validar as características do carro, segundo Piano.

Terminámos sem imprevistos e comprovou que o carro é muito bom, resistente, robusto e seguro. E certamente vamos contar com estes aspectos para fazermos a diferença no rali“.

Vale destacar que a Território Motorsport, chefiada por Piano em parceira com a montadora, trouxe a equipa oficial de volta ao grid da maior prova off-road do país, em 2011. Um ano depois, a equipa foi campeão da categoria com a dupla dos gaúchos Paulo César Bertolini e Anderson Bertolini.

Mendes, o cearense com mais títulos no Rally dos Sertões, analisa a primeira disputa do Prólogo em percurso 100% de asfalto.

Foi algo totalmente atípico, porque o carro é um fora de estrada. Aqui serviu somente para definirmos posição de largada. Estamos satisfeitos com o desempenho do Troller, mas a nossa principal preocupação é completarmos um dia de cada vez e levarmos os dois carros da equipa ao pódio lá em Foz do Iguaçu, no último dia do rali“, afirma o navegador.

Apenas por um décimo de segundo, os goianos Rafael Cassol e Lélio Jr (carro #324) não puderam fazer a dobradinha com Piano e Mendes – que seriam os 1º e 2º lugares – e ficaram em terceiro na Production T2. Mas a dupla ficou satisfeita com o desempenho. O piloto festeja o resultado e aguarda ansiosamente pela primeira etapa, que terá como destino a sua cidade natal, Rio Verde.

Prólogo no asfalto não é o foco de um carro de rali e, por isso, preferimos não arriscar. O bom é que atingimos o objectivo da equipa, chegando os dois carros entre os primeiros lugares e é o que queremos para o rali inteiro. Agora, é esperar por amanhã [hoje] para fazermos uma boa prova e chegar na minha cidade e ser recebido pela família. Tomara que dê tudo certo!

De Goiânia a Rio Verde

O primeiro dia terá 361,14 quilómetros de rali, com 205,74 de trechos cronometrados. A prova vai percorrer fazendas de cana e plantações de soja, tipo de percurso que pode ser muito positivo para a equipa, segundo o navegador Lélio Jr.

Amanhã teremos uma Especial bem rápida e temos de aproveitar, porque o nosso carro possui um motor muito bom e estamos bem animados para o Sertões começar no nosso estado novamente“, finaliza.

O Rally dos Sertões termina no dia 8 de Agosto, pela primeira vez, na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, em terras paranaenses. São 185 competidores, 115 veículos – 38 Motos, sete Quads, 30 UTVs e 40 Carros.

Resultado do Prólogo – Carros (Production T2)

1) 315 Edu Piano/Solon Mendes, 1min18.8s
2) 349 Fábio Simsen/Sidinei Broering, 1min20.7s
3) 324 Rafael Cassol/Lélio Jr, 1min20.8s
4) 320 Pedro Helfenstein/Joá Bicudo, 1min21.7s
5) 340 Flávio Lunardi/Jean Maiochi, 1min21.9s