Rally Dakar 2017: Três Peugeot 3008 DKR agrupados na frente

Rally Dakar 2017: Três Peugeot 3008 DKR agrupados na frente

Os três PEUGEOT 3008 DKR ocupam, uma vez mais, a Classificação Geral provisória do Rally Dakar 2017, com Peterhansel / Cottret como pontas de lança

66

Na sequência de uma 5ª etapa afectada pela chuva e onde a dupla Loeb / Elena fez o tempo mais rápido, os três PEUGEOT 3008 DKR ocupam, uma vez mais, a Classificação Geral provisória, com Peterhansel / Cottret como pontas de lança.

Devido às más condições meteorológicas, a especial do dia foi reduzida para 292 km, em vez dos 447 km inicialmente previstos. Mesmo assim, o dia reservou muitas dificuldades, em especial me termos de navegação. Por isso, a maior parte dos concorrentes perdeu-se num momento ou noutro.

Quinta equipa a lançar-se na Especial, a dupla Loeb / Elena depressa se mostrou como a mais rápida do dia. Surgindo na frente em cada um dos waypoints, tornou-se no primeira equipa a vencer duas etapas neste Dakar. Em consequência desta performance, o binómio franco-monegasco efectuou uma bela recuperação na Classificação Geral, ao subir do 4º para o 2º lugar.

Terceiro mais rápido na Especial, o duo Peterhansel / Cottret instalou-se no comando do rali, com um avanço de 1m09s. Sucede assim à equipa Despres / Castera, que perdeu uma dezena de minutos com as armadilhas de navegação do percurso.

Classificação da 5ª Etapa do Rally Dakar 2017 (Carros)

1º LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, 2 h 24 min 03 sec
2º ROMA Nani (ESP) / HARO Bravo (ESP), Toyota Hi-Lux, + 00 min 44 sec
3º PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 01 min 31 sec
4º DESPRES Cyril (FRA) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 10 min 33 sec
5º DUMAS Romain (FRA) / GUEHENNEC Alain (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 11 min 55 sec

Classificação Geral do Rally Dakar 2017 (Carros, após 5ª Etapa)

1º PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR, 14 h 02 min 58sec
2º LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, + 01 min 09 sec
3º DESPRES Cyril (FR) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 04 min 54 sec
4º ROMA Nani (ESP) / HARO Bravo (ESP), Toyota Hi-Lux, + 05 min 35 sec
5º HIRVONEN Mikko (FIN) / PERIN Michel (FRA), Mini, + 42 min 21 sec

Comentários

Bruno Famin
“A boa notícia é que os nossos três carros estão ainda na corrida e bem classificados. Procuraram hoje o seu caminho, mas menos que os outros. Há diferenças importantes, mesmo se o Nani Roma está muito próximo na Classificação Geral. Este Dakar está a ser de tal forma atípico no seu desenrolar, que podemos ser os próximos a perder muito tempo. Estamos com um terço da corrida, passam-se muitas coisas todos os dias e muitas mais irão acontecer…”

Sébastien Loeb/Daniel Elena (PEUGEOT 3008 DKR, #309)
“Esta não foi uma etapa realmente fácil. Havia muita navegação. Tivemos um bom início de Especial. No último terço, como os outros, acabámos por nos perder e com isso perdemos uma boa parte do avanço que tínhamos conseguido. Mesmo assim, assinámos o melhor tempo no final, o que é sempre bom. O carro esteve sempre bem ao longo do dia”.

Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (PEUGEOT 3008 DKR, #300)
“Partimos debaixo de chuva esta manhã. A Especial era agradável, técnica e com um pouco de lama. A navegação era complicada e parece que toda a gente se perdeu. Mas os nossos erros não nos fizeram perder muito tempo. Ainda estamos no quinto dia da prova e houve já cinco líderes diferentes, sempre com pouco avanço. É apenas simbólico estar na frente do Dakar nesta altura, isso não quer dizer nada”.

Cyril Despres/David Castera (PEUGEOT 3008 DKR, #307)
“Tivemos um bom ritmo, nestas pistas tipo WRC. Não foi nada mau, para um piloto de motos! Mesmo assim, foi um bocado complicado em termos de navegação, não tendo encontrado um ponto de passagem. Partimos ao mesmo tempo que o Stéphane e perdemos ali alguns minutos e a liderança do rali. Mas não foi nada de grave. O que me inquieta mais é como iremos disputar a Especial de amanhã, com o dilúvio que está a cair agora sobre Oruro!”





PARTILHAR