Rally Dakar 2017: Peugeot Sport lidera Etapa Maratona

Rally Dakar 2017: Peugeot Sport lidera Etapa Maratona

Apesar das condições ainda difíceis na 7ª Etapa do Rally Dakar, os PEUGEOT 3008 DKR de Peterhansel / Cottret e Loeb / Elena foram os mais rápidos

43

Apesar das condições ainda difíceis na 7ª Etapa do Rally Dakar, num dia que marcou o retomar da prova após o Dia de Descanso, correndo-se a primeira metade da Etapa Maratona, os PEUGEOT 3008DKR de Peterhansel / Cottret e Loeb / Elena foram os mais rápidos, mantendo para si as duas primeiras posições na Classificação Geral.

Esta segunda semana de Dakar iniciou-se com um grande desafio, com a Etapa Maratona que priva os concorrentes de contar com qualquer assistência no acampamento de Uyuni. As duplas de pilotos devem completar os 1.693 km da 7ª e 8ª Etapas, cabendo-lhe resolver, eles próprios, qualquer problema que lhes surja a nível técnico. Na sequência do mau tempo que ultimamente tem afectado a região de La Paz, esta 7ª Etapa foi encurtada, passando dos 332 km cronometrado originais para uma Especial de apenas 161 km.

A dupla Peterhansel / Cottret garantiu o melhor tempo pela segunda vez desde o início deste Rally Dakar, frente à dupla Loeb / Elena, a quem coube abriu o caminho no dia. Líderes à Geral, acentuaram a sua vantagem em 48 segundos. Por seu turno, Despres / Castera perderam 9 min e desceram uma posição na classificação, estando agora no 4º lugar, atrás de Nani Roma.

Nesta primeira parte da Etapa Maratona, onde era primordial preservar os automóveis, os PEUGEOT 3008DKR não registaram grandes problemas técnicos. Os pilotos efectuaram uma verificação normal, seguindo um procedimento que já antes experimentaram.

Comentários

Stéphane PETERHANSEL (PEUGEOT 3008DKR #300)
“Foi uma bela Especial, embora nada fácil, com muita navegação. Havia algumas zonas de areia mole, mas as dunas não eram grandes, embora em altitude perdêssemos alguma potência. Tínhamos a vantagem de poder seguir nos trilhos do Sebastian e do Nani, pelo que não fizemos qualquer erro. Foi a nossa segunda vitória em especiais neste Dakar… tudo o que pudermos levar connosco iremos fazê-lo, só depois faremos as contas. Amanhã vamos abrir a estrada, algo que não é necessariamente a melhor estratégia. Entretanto, temos uma lista de elementos a verificar no carro, em lugar dos mecânicos, um deles é trocar as rodas”.

Sébastien LOEB (PEUGEOT 3008DKR #309)
“A navegação no início foi difícil nas dunas, com alguns Waypoints que não eram fáceis de encontrar, mas fizemos um bom trabalho. Andámos muito pouco perdidos e depressa encontrámos o caminho. No final, foi uma boa Etapa! Não sei ainda o que os outros fizeram, mas pelo menos não fomos ultrapassados, o que é um bom sinal. É o tipo de especial onde o Stephane é muito forte, pelo que não nos podemos queixar”.

Cyril DESPRES (PEUGEOT 3008DKR #307)
“Perdemos um pouco de tempo sem que tenhamos tido problemas em particular, à excepção de termos feito um erro que nos levou para fora do percurso numa secção de offroad. Fizemos 11 km entre ervas altas. O Seb e o Stéphane estiveram muito bem hoje. Perdemos parte da carroçaria traseira quando atravessámos uma zona de erva de camelo. Bem, não foi um grande dia para nós, mas não nos irei desanimar com isso”.

Classificação da 7ª Etapa do Rally Dakar 2017 (Carros)

1º PETERHANSEL Stéphane (FR) / COTTRET J-P. (FR), PEUGEOT 3008DKR, 1h 54min 08s
2º LOEB Sébastien (FR) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, + 48s
3º DE VILLIERS Giniel (ZAF) / VON ZITZEWITZ Dirk (ZAF), Toyota Hi-Lux, +3min 33s
4º HIRVONEN Mikko (FIN) / PERIN Michel (FR), MINI, +5min 03s
5º ROMA Nani (SP) / HARO BRAVO Alex (SP), TOYOTA, +5min 32s

7º. DESPRES Cyril (FR) / David CASTERA (FR), PEUGEOT 3008DKR, +9min 07s

Classificação Geral do Rally Dakar 2017 (Carros, após a 7ª etapa)

1º PETERHANSEL Stéphane (FR) / COTTRET J-P. (FR), PEUGEOT 3008DKR, 15h 57min 06s
2º LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, +1min 57s
3º ROMA Nani (ESP) / HARO BRACO Alex (ESP), Toyota Hi-Lux, +11min 07s
4º DESPRES Cyril (FR) / David CASTERA (FR), PEUGEOT 3008DKR, +14min 01s
5º HIRVONEN Mikko (FIN) / PERIN Michel (FR), MINI, +47min 24s





PARTILHAR