Rally Dakar 2017: Avalanches não desmotivam pilotos Iveco

Rally Dakar 2017: Avalanches não desmotivam pilotos Iveco

O Team PETRONAS De Rooy IVECO seguiu directamente para o bivouac em Chilecito, depois da suspensão da 9ª Etapa devido a complicações e atrasos

28

O rali mais duro do mundo está a sofrer as consequências das tempestades de Verão que assolam as montanhas da América do Sul. Noutras edições a organização já se vira forçada a anular pelo menos uma parte de uma Etapa, mas no Rally Dakar deste ano contabilizam-se já 1.395 km perdidos em 5 das 9 Etapas já disputadas, sendo que duas foram anuladas na sua totalidade.

Uma avalanche na Estrada #9, no troço de ligação da Caravana na província de Jujuy, bloqueou totalmente o caminho, motivo pelo qual os veículos de competição e respectivas assistências não puderam prosseguir para o bivouac instalado em Salta. A organização do Rally Dakar não teve outra opção senão anular a Especial do dia seguinte de forma a que pilotos e equipas pudessem seguir em segurança para o acampamento montado em Chilecito, onde a Etapa de ontem deveria ter terminado.

Com apenas 57% da prova cumpridos, o IVECO Powerstar de Gerard de Rooy mantém-se na luta pela liderança, ocupando o 3º lugar à partida da Etapa de hoje, estando apenas a 2m20s do comandante da prova, Dmitry Sotnikov, diferença que se pode alterar de um momento para outro durante uma especial, o que leva o vencedor do Rally Dakar do ano passado a acreditar que, este ano, a vitória continua ao seu alcance.

“Estou no 3º lugar a dois minutos do líder. É uma diferença quase nula”, referiu o próprio De Rooy à chegada da especial encurtada da 8ª Etapa.

Os IVECO Trakker de Ton van Genugten e Wuf van Ginkel estão fortemente empenhados em subir na classificação para o top-20, depois de, em Etapas anteriores, terem perdido mais de seis horas para libertar os seus camiões da lama. No entanto, têm os camiões ideais para conseguir alcançar os seus objectivos à chegada a Buenos Aires.

Por seu turno, Federico Villagra, ao volante do segundo IVECO Powerstar, mantém-se entre os cinco melhores pilotos do Rally Dakar, mas o piloto argentino continua empenhado em vencer uma Etapa e terminar o rali na melhor posição possível.

Se a organização conseguir manter o percurso normal, a 10ª Etapa ligará Chilecito a San Juan.

Classificação Geral do Rally Dakar 2017 (Camiões)

1º Dmitry Sotnikov (Kamaz), 17h52m20s
2º Eduard Nikolaev (Kamaz), +1m46s
3º Gerard de Rooy (IVECO), +2m20s
4º Federico Villagra (IVECO), +29m06s
5º Pascal de Baar (Renault), +45m34s

20º Ton van Genugten (IVECO), +6h04m25s

22º Wuf van Ginkel (IVECO), +7h18m17s