Rali Monte Carlo Historique 2017: Renault compete com 4 Gordini

Rali Monte Carlo Historique 2017: Renault compete com 4 Gordini

Pela 1ª vez, as equipas Renault Classic farão a largada de Barcelona na 6ª Feira (dia 27), para chegar ao Mónaco no dia 1 de Fevereiro (Quarta-feira)

46

A Renault anuncia a sua participação na 20ª edição do Rali Monte Carlo Historique com quatro equipas ao volante do Renault 8 Gordini:

Equipa #5: Manu Guigou / Jean-Pierre Prevot
Equipa #8: Jean Ragnotti / Sébastien Delanney
Equipa #12: Michel Leclere / Michel Duvernay
Equipa #14: Guillaume Chancel / François-Paul Forgeoux

Renault 8 Gordini: uma verdadeira lenda

O Renault 8 Gordini é um daqueles carros que marcaram uma época. É por isso que a Renault decidiu participar na edição 2017 deste rali com o Renault 8 Gordini, um dos modelos desportivos mais famosos que já existiu, capaz de atingir 175 km/h a um preço que desafiava qualquer concorrência.

Lançado em 1964, o assim chamado ‘Gorde’ tornou o prazer da condução desportiva acessível a toda uma geração. Não se mediram esforços para fazer de um Renault 8 Major de série um carro pronto para as pistas.

Foi o mago Amedeo Gordini que transformou o comportado motor de série, quase duplicando a potência graças a um novo cabeçote e dois formidáveis carburadores Weber. Eixo dianteiro, direcção, travões, equipamentos e a velocidade de ponta de 175 km/h justificam plenamente os mostradores circulares e a cor azul com faixas brancas.

Nascido com 1.108 cm3, esta pequena máquina passou para 1.255 cm3 em 1966, recebendo simultaneamente os dois faróis adicionais que fizeram asua fama. No mesmo ano era lançada a ‘Taça Gordini’, que contribuiu para popularizar o mito, confirmando as qualidades reconhecidas por meio de uma lista impressionante de premiações.

Os vários pilotos que aprenderam o ofício com o modelo guardam até hoje os memoráveis momentos passados ao seu volante. Mas em 1970, o Renault 8 Gordini foi eclipsado pelo Renault 12, que levava o mesmo nome.

Os quatro Renault 8 Gordini que participam no rali neste ano foram equipados pela Renault com pneus 135X15 Michelin X M+S 89, que já mostraram a sua eficácia em edições anteriores.