Rali da Sardenha 2017: Resumo e comentários do Shakedown da Citroen Racing

Rali da Sardenha 2017: Resumo e comentários do Shakedown da Citroen Racing

Com a chegada à equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT de Andreas Mikkelsen / Anders Jaeger, juntando-se a Kris Meeke / Paul Nagle e a Craig Breen / Scott Martin, esta foi o centro das atenções em véspera do início do Rali de Itália/Sardenha

74

O shakedown do Rali de Itália/Sardenha apresentou diferentes questões aos pilotos da Citroën Total Abu Dhabi WRT. Com sete passagens pela especial, Andreas Mikkelsen foi o mais rápido a ganhar confiança ao volante do C3 WRC, alcançando o piloto norueguês o 4º melhor tempo, naquela que foi a melhor prestação dentro da equipa.

Com a chegada à equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT de Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger, juntando-se a Kris Meeke/Paul Nagle e a Craig Breen/Scott Martin, esta foi o centro das atenções em véspera do início do Rali de Itália/Sardenha.

Com 4,15 km de extensão, o shakedown de Olmedo permitiu às equipas tomar o pulso às estradas da Sardenha. No final da sua primeira volta, Meeke regressou ao Parque de Assistência para que a equipa pudesse mudar uma peça da suspensão que se soltou. O piloto britânico regressou depois ao troço, para completar as três passagens obrigatórias, alcançando o 7º melhor tempo, com 2m33,6s.

Desejando preservar os seus pneus antes da partida para o rali mais exigente da temporada, Craig Breen fez as suas três passagens e foi 11º, com 2m35,3s.

De todos os pilotos da frente, Andreas Mikkelsen foi o que fez mais passagens pela classificativa. Após as três primeiras voltou à assistência para fazer acertos no seu set-up, realizando depois mais quatro. Num troço perfeitamente limpo, o norueguês alcançou a 4ª melhor marca da manhã, com 2m33,1s.

As viaturas começaram a sair do Parque de Assistência de Alghero a partir das 17h00 locais (16h00 em Portugal). Traçado num velho terreno de motocross, a curta especial de Ittiri irá estabelecer uma primeira hierarquia. Segue-se uma longa ligação até Olbia, finalizando-se este primeiro dia com a entrada em Parque Fechado.



Comentários

KRIS MEEKE
“Tivemos um pequeno problema técnico na primeira passagem. Nada sério, sendo que este primeiro teste é também utilizado para verificar se tudo está a funcionar no carro. Tendo regressado à assistência, fizemos duas outras alterações. A estrada já estava muito cavada e havia mais do que um caminho. É difícil trabalhar nos set-ups nestas condições, mas os nossos tempos eram muito bons. Estou ansioso pelo início do rali”.

CRAIG BREEN
“Este shakedown não foi fácil de apreender, mas correu tudo bem. Mesmo se uma especial de 4 quilómetros não pode representar o todo de um rali, aprendemos algumas coisas interessantes. Para preservar os nossos pneus para os próximos dias, fizemos uma escolha que não era a ideal. Tendo isto em conta, estamos satisfeitos com o nosso tempo. Melhorámos a 10 segundos entre a primeira e a terceira passagem, o que ilustra como encontrar estradas mais limpas é importante na Sardenha”.

ANDREAS MIKKELSEN
“Esta manhã, a prioridade era ter uma boa sensação ao volante do Citroën C3 WRC. Ainda estou na fase de descoberta e este primeiro teste permitiu-me entrar em ‘modo rali’. Com o que já tinha aprendido durante o meu dia de testes, permitiu-me aumentar o meu conhecimento do carro, as suas reacções nestas e naquelas condições, etc. Tudo é uma questão de feeling no rali e é isso que estamos a construir ao longo dos quilómetros”.

RALI DE ITÁLIA / SARDENHA 2017 – SHAKEDOWN

1º. Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) 2’31’’8
2º. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2’32’’0
3º. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC)
4º. Mikkelsen / Jaeger (Citroën C3 WRC) 2’33’’1
= Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) 2’33’’1
6º. Paddon / Kennard (Hyundai i20 WRC) 2’33’’2
7º. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) 2’33’’6
8º. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 2’33’’7
9º. Hänninen / Lindstrom (Toyota Yaris WRC) 2’34’’2
10º. Ostberg / Floene (Ford Fiesta WRC) 2’35’’1
11º. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) 2’35’’3
12º. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) 2’38’’4