Rali da Finlândia: Mais um pódio para Mads Ostberg

Rali da Finlândia: Mais um pódio para Mads Ostberg

29

Como no México e na Argentina, Mads Østberg e Jonas Andersson terminaram no pódio do Rali da Finlândia com o seu DS3 WRC. A formação nórdica mantém o 3º lugar no Campeonato do Mundo e a Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team reforça a sua 2ª posição na classificação dos Construtores. O próximo encontro será em pisos de asfalto e está agendado para a Alemanha, de 20 a 23 de Agosto.

Os três DS3 WRC partiram para a manhã do último dia para um programa curto de duas especiais. Kris Meeke, Khalid Al Qassimi e Mads Østberg aproveitaram a primeira passagem por Myhinpää para confirmar os seus registos antes da Power Stage.

Primeiro na estrada, Meeke assinou o terceiro tempo, seguido de Østberg. Após um longo reagrupamento, as equipas regressaram a esta especial muito rápida para o confronto final. Meeke ofereceu à equipa um bónus com o seu 3º tempo. Com um 5º tempo, Østberg subiu ao pódio final pela terceira vez na presente temporada. Quanto a Khalid Al Qassimi, terminou o rali sem erros.

Graças a este 3º lugar, Mads Østberg garantiu 15 pontos e mantém-se no 3º lugar do Campeonato do Mundo de Pilotos. Com o ponto extra somado por Kris Meeke, a Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team reforça o seu 2º lugar na classificação dos Construtores.

Terceiros classificados na categoria WRC2 desde o primeiro dia, Stéphane Lefebvre e Stéphane Prévot terminaram o rali, também eles, no pódio com o DS3 RRC, mas este resultado esfumou-se depois nas verificações técnicas, depois do software da ECU da viatura ter sido considerado como não homologado. Ainda assim, a performance demonstrada nas estradas da Finlândia representou um empurrão significativo, em vésperas do piloto francês se estrear ao volante do DS3 WRC, o que acontecerá na Alemanha.

No FIA Junior WRC, o francês Quentin Gilbert impõs-se por apenas 0,5 segundos ao finlandês Henri Haapamäki. O norueguês Ole Christian Veiby fechou o pódio da categoria.

Comentários

Yves Matton (Director da Citroën Racing)
Deixámos os nossos pilotos definir a sua própria estratégia. Eles conseguiram mostrar as suas capacidades de condução muito rápida em estradas referenciais no Campeonato do Mundo. Tanto o Kris como o Mads mostraram ser capazes de desempenhar papéis principais na Finlândia com o DS3 WRC. O trabalho da equipa deu os seus frutos e mesmo o erro do Kris não põe em causa esta abordagem. Eles poderão, de novo, decidir as suas próprias tácticas na Alemanha e, depois, na Austrália. Este novo pódio é mais uma prova da progressão da Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team e dá-nos confiança para o resto da temporada.

Mads Østberg
Foi um excelente fim-de-semana para nós. Mesmo tendo perdido um pouco de tempo no início, conseguimos encontrar rapidamente o nosso ritmo. Demonstrámos a nossa competitividade e assinámos alguns bons tempos durante todo o rali, pelo que estou muito contente por terminar no pódio. As sensações foram particularmente boas no WRC3 DS. Ao volante de um carro tão potente, consegue-se um grande prazer de condução nestas estradas de alta velocidade. Só tive que ouvir as notas e rolar rápido para me divertir. É também por isto que gosto de ser piloto de ralis!

Kris Meeke
Em termos de competitividade, demonstrámos que progredimos em comparação com a temporada passada neste terreno. O DS3 WRC evoluiu muito positivamente e estamos muito perto dos líderes. É sempre frustrante não concretizar os nossos objectivos. Poder sair para a estrada na última manhã e marcar um ponto na Power Stage foi rentável. No final, há o negativo, mas também aspectos positivos.

Khalid Al Qassimi
Com as condições que nós conhecemos durante todo o fim-de-semana, decidi não correr nenhum risco. Em algumas especiais as nossas notas não eram perfeitas, pelo que preferi procurar um bom compromisso, pois foi a primeira vez que guiei o DS3 WRC nestas especiais. No último troço conduzi 20% mais forte e foi muito agradável. As especiais são difíceis, mas muito bonitas. Dão um imenso prazer!

Classificação final (provisória)

1. Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Volkswagen Polo R WRC), 2:33.03.8
2. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Volkswagen Polo R WRC), +13.7
3. Mads Østberg / Jonas Andersson (DS 3 WRC), +1:36.8
4. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC), +3:58.7
5. Ott Tanak / Raigo Molder (Ford Fiesta RS WRC), +4:29.3
6. Juho Hänninen / Tomi Tuominen (Ford Fiesta RS WRC), +4:44.3
7. Martin Prokop / Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC), +6:20.3
8. Esapekka Lappi / Janne Ferm (Skoda Fabia R5), +7:11.2
9. Pontus Tidemand / Emil Axelsson (Skoda Fabia R5), +8:52.2
10. Lorenzo Bertelli / Lorenzo Granai (Ford Fiesta RS WRC), +9:37.4

17. Khalid Al Qassimi / Chris Pattersson (DS 3 WRC), +16:20.7
18. Kris Meeke / Paul Nagle (DS 3 WRC), +21:39.7

Melhores tempos
* Jari-Matti Latvala, 10; Sébastien Ogier, 9; e Kris Meeke, 1.

Líderes da prova
* PEC 1: Sébastien Ogier; PEC 2: Kris Meeke; PEC 3 a 7: Sébastien Ogier; PEC 8 a 20 (chegada): Jari-Matti Latvala.

Campeonato do Mundo de Pilotos

1. Sébastien Ogier, 182 pontos
2. Jari-Matti Latvala, 93
3. Mads Ostberg, 84
4. Andreas Mikkelsen, 83
5. Thierry Neuville, 70
6. Kris Meeke, 54
7. Elfyn Evans, 53
8. Ott Tänak, 50

12. Khalid Al-Qassimi, 9

Campeonato do Mundo de Construtores

1. Volkswagen Motorsport, 257 pontos
2. Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, 141
3. Hyundai Shell WRT, 139
4. M-Sport WRT, 126