Rali da Alemanha 2017: 2º lugar para Andreas Mikkelsen, da Citroen Racing

Rali da Alemanha 2017: 2º lugar para Andreas Mikkelsen, da Citroen Racing

Andreas Mikkelsen e Anders Jæger conquistaram o 2º lugar para a Citroën Total Abu Dhabi WRT no Rali da Alemanha. Foi um fim-de-semana importante para a equipa, reforçado pelo 5º lugar de Craig Breen e Scott Martin, o que acontece pela sexta vez esta época.

47

Andreas Mikkelsen - Rali da Alemanha 2017 - PódioCom uma performance impecável e bem gerida, Andreas Mikkelsen e Anders Jæger conquistaram o segundo lugar para a Citroën Total Abu Dhabi WRT no Rali da Alemanha. Foi um fim-de-semana importante para a equipa, reforçado pelo quinto lugar de Craig Breen e Scott Martin, o que acontece pela sexta vez esta época.

A terceira e última Etapa do Rali da Alemanha consistiu em duas passagens pelas Especiais de Losheim am See e St. Wendeler, disputadas sem paragem para Assistência. Andreas Mikkelsen arrancou da Assistência desta manhã no segundo lugar da Geral, trazendo uma atitude de confiança e determinado em continuar a pressionar Ott Tänak e manter Sébastien Ogier afastado de qualquer hipótese de progredir na classificação.

O piloto norueguês colocou de imediato o seu plano em acção, arrebatando por duas vezes o segundo tempo mais rápido (um dos quais a escassos décimos de segundo do tempo do vencedor) nas primeiras passagens pelas Especiais. Com este brilhante desempenho, Mikkelsen consegui reduzir a desvantagem em relação a Tänak para 18s e aumentou a sua vantagem face a Ogier para 19,3s.

Craig Breen também começou a manhã em boa forma, tendo subido para o quinto lugar da Geral. Após a ES19, o irlandês estava apenas a 7,1s de Elfyn Evans. Breen imprimiu um excelente ritmo à sua condução e ganhou a sua primeira Especial neste rali em Losheim am See2. Na Power Stage, Breen teve um desempenho impressionante e acabou o dia da melhor maneira, conseguindo manter-se distante do seu rival.

Depois dos quintos lugares conquistados em Monte-Carlo, Suécia, Córsega, Portugal e Finlândia, Craig Breen e Scott Martin terminaram, pela sexta vez esta temporada, no quinto lugar da Geral.

Com as estradas a ficarem cada vez mais sujas à medida que os carros cumpriam as Especiais, Andreas Mikkelsen decidiu não colocar em risco o seu segundo lugar e fez a última Especial num ritmo mais calmo. No final da Power Stage, o piloto norueguês estava extremamente feliz por conquistar o 21º lugar no pódio da sua carreira.

A próxima ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) terá lugar após um longo período de intervalo. O Rali da Catalunha – Rali de Espanha está agendado para 6 a 8 de Outubro.

Comentários

YVES MATTON, DIRECTOR DA CITROËN RACING
“Este resultado é muito importante para a equipa e é a recompensa pelo enorme esforço que fizemos na preparação para o Rali da Alemanha deste ano. Foi uma longa espera para termos dois carros entre os cinco primeiros e alcançámos o nosso segundo melhor resultado da temporada graças ao Andreas Mikkelsen. Também alcançámos o nosso objectivo de vencer algumas Especiais, também graças ao Andreas bem como ao Craig Breen. Este quinto lugar vem comprovar o nível de consistência que ele tem demonstrado desde o início da temporada”.

ANDREAS MIKKELSEN
“Estou muito feliz, acho mesmo que este é o melhor segundo lugar da minha carreira! Estou orgulhoso do trabalho feito este fim-de-semana pela Citroën Racing, pelo Anders e por mim próprio. Apesar de arrancar bem lá para trás na ordem de partida do primeiro dia, conseguimos mantermo-nos na luta pelo primeiro lugar porque andámos sempre a fundo, no limite. Depois disso, cometemos alguns pequenos erros, mas estou contente por ternos conseguido manter o Sébastien Ogier atrás de nós”.

CRAIG BREEN
“Até custa a acreditar que ficámos outra vez em quinto, mas isso comprova a nossa consistência. Andei a fundo do princípio ao fim. No último salto da Power Stage, era impossível ir mais depressa. Na verdade, a aterragem foi tão forte que partimos o pára-brisas! Mas conseguimos chegar ao quinto lugar; portanto, no geral, foi um fim-de-semana bem positivo. Aprendemos imenso num rali que não conhecia muito bem, o que, no futuro, vai ser muito útil para mim”.

CLASSIFICAÇÃO GERAL (provisória) – DIA 4 (Final)

1º Tänak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 2:57:31.7
2º Mikkelsen / Jæger (Citroën C3 WRC) +16.4
3º Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +30.4
4º Hanninen / Lindstrom (Toyota Yaris WRC) +1:49.2
5º Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +2:01.5
6º Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) +2:03.4
7º Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +3:58.2
8º Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) +4:32.4
9º Kremer / Winklhofer (Ford Fiesta WRC) +10:19.4
10º Camilli / Veillas (Ford Fiesta R5) +10:44.3

Classificações do WRC 2017

Pilotos
1º Sébastien Ogier, 177 pontos
2º Thierry Neuville, 160
3º Ott Tänak, 144
4º Jari-Matti Latvala, 123
5º Dani Sordo, 84
6º Elfyn Evans, 87
7º CRAIG BREEN, 64
8º Juho Hänninen, 58
9º Hayden Paddon, 55
10º Esapekka Lappi, 49
11º ANDREAS MIKKELSEN, 39
12º KRIS MEEKE, 31
13º Teemu Suninen, 25
14º STEPHANE LEFEBVRE, 22
15º Mads Østberg, 19

Construtores
1º M-Sport WRT, 325 pontos
2º Hyundai Motorsport, 261
3º Toyota Gazoo Racing WRT, 216
4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 167