Raid do Facho – Uma maratona de BTT Solidária

Raid do Facho – Uma maratona de BTT Solidária

27

No dia 12 de Abril o Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã rumará até Barcelos para a 6º Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária. Aberto à participação de todos os interessados, o Raid do Facho incluirá percursos de Maratona e Meia-Maratona, passeio de BTT e uma caminhada saudável para os acompanhantes. As inscrições estão abertas no site do evento.

Raid do Facho 2015Evento de referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 6º Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária será a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã, depois da disputa em Março da Maratona BTT de Viana (Taça de Portugal XCM e Campeonato do Minho).

Evento multifacetado, o 6º Raid do Facho proporcionará aos seus participantes as seguintes opções: maratona de 70km (dificuldade física e técnica média/alta), meia-maratona de 40km (dificuldade física/técnica média), passeio de BTT de 20 kms (dificuldade técnica e física baixa) e caminhada saudável (dificuldade média) para os acompanhantes.

2015 marcará a 6ª edição consecutiva do Raid do Facho – Maratona de BTT, evento que no transacto contou com um milhar de participantes nas mais diversas actividades, e que este ano promete voltar com novos trilhos e muita aventura à mistura.

Percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes, o Raid do Facho decorrerá por freguesias do concelho de Barcelos e localidades limítrofes, englobando um traçado entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente.
O Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, será o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação da iniciativa.

Por cada inscrição reverterá um euro a favor dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, sendo que todos os participantes terão direito a um kit, reforço, lembrança, seguro de acidentes pessoais e bifana no final.

No ano passado, José Rodrigues venceu a Maratona BTT Raid do Facho, segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã, na categoria de elites. Com mais de um milhar de participantes, a maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Maaris Meier (elites femininas), Carlos Rocha (master 30), Abel Machado (master 40), Carlos Lima (master 50), Marina Leitão (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas).

PARTILHAR