Quedas travam ciclistas portugueses no Tour de Flandres

Quedas travam ciclistas portugueses no Tour de Flandres

101

A chuva transformou os ‘muros’ do Tour de Flandres de Sub-23, hoje disputado na Bélgica, numa lotaria, que não sorriu à Selecção Nacional/Liberty Seguros. Luís Gomes foi o melhor luso, no 52º lugar, a 7m54s do australiano Alexander Edmonson, vencedor da corrida de 177 quilómetros.

Selecção Portuguesa de Sub23 - Tour de Flandres 2015Tudo corria de feição à equipa nacional, com metade da formação lusa bem colocada, já na fase final da corrida quando o pelotão já era muito reduzido. Só que a chuva começou a cair e os azares não pouparam os pupilos de José Poeira.

O Rúben Guerreiro, o César Martingil e o Luís Gomes estavam no grupo da frente, quando este já estava reduzido a cerca de 50 corredores. Começou a chover nos sectores complicados de empedrado, provocando muitas quedas. O Rúben e o César caíram nessa fase, hipotecando as nossas possibilidades. Foi uma pena porque o Rúben Guerreiro estava forte e podia discutir os primeiros lugares”, conta o seleccionador nacional, José Poeira.

Além de Luís Gomes, só outro português conseguiu terminar, César Martingil, 92º, a 10m22s. Rúben Guerreiro, Rui Carvalho, Rui Oliveira e João Rodrigues não terminaram, embora nenhum deles tenha sofrido lesões de monta.

O sexteto português viaja agora para França, onde participa, na próxima Quarta-feira, em outra clássica da Taça das Nações de Sub-23, La Côte Picarde. Esta prova tem 180,8 quilómetros, com uma fase inicial praticamente plana e um circuito, onde serão disputados os últimos 40 quilómetros, marcado por altos e baixos, que, por vezes, impedem os ciclistas mais rápidos de discutirem o triunfo.

Se Portugal colocar algum corredor nos 15 primeiros de uma desta corrida garante, de imediato, o apuramento de três ciclistas sub-23 para o Campeonato do Mundo, que vai disputar-se em Setembro, em Richmond (EUA). Caso não fique já qualificado, o país terá de esperar pela evolução dos ciclistas nacionais no ranking continental europeu para assegurar a presença no Mundial.

Classificação do Tour de Flandres Sub-23

1º Alexander Edmonson (Austrália), 4h29m04s
2º Gianni Moscon (Itália), mt
3º Truls Enegen Korsaeth (Noruega), a 7s
4º Nans Peters (França), a 54s
5º Franck Monnamour (França), mt

52º Luís Gomes (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 7m54s
92º César Martingil (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 10m22s