Qualificação para o Mundial’2016: Portugal acredita na conquista do 1º lugar

Qualificação para o Mundial’2016: Portugal acredita na conquista do 1º lugar

229

A Selecção Nacional “A” de Futsal vai tentar a qualificação para o Campeonato do Mundo 2016 (que se realizará na Colômbia), a partir da próxima 5ª Feira, dia 10 de Dezembro.

As congéneres da Polónia, Noruega e Roménia são as adversárias no Grupo 6 da Fase de Apuramento, e Portugal só pensa no 1º lugar, o único que dá acesso ao “play-off”, última etapa antes de entrar no certame colombiano.

Em declarações à Agência Lusa, o seleccionador Jorge Braz referiu que “estas qualificações são sempre difíceis, mas não podemos pensar em mais nada senão no primeiro lugar; é uma obrigação, trabalhar bem e estar no Campeonato do Mundo”.

O técnico da equipa portuguesa disse ainda que “só há uma possibilidade de sermos primeiros, que é ganhar todos os jogos, por isso temos de estar a um nível irrepreensível, não pode haver deslizes, nem falhas em nenhum momento; por isso temos de entrar em campo com estas premissas na cabeça, pois só assim as coisas serão fáceis”.

Sobre os adversários, Jorge Braz elege “a Roménia como a mais complicada, mas a Polónia e a Noruega também têm evoluído imenso; a Roménia tem mais experiência, já esteve presente em grandes eventos e quer lá estar novamente; vamos tentar contrariar e apresentar um Futsal capaz de nos colocar na próxima fase”.

Em relação aos 14 jogadores convocados, o seleccionador disse que escolheu “gente nova simultaneamente com jogadores experientes; há sempre a preocupação de renovar o grupo, pois não podemos pensar só nos objectivos imediatos, mas também nos objectivos futuros”.

Bruno Coelho, jogador do Benfica, também concorda com as ideias do treinador, pois “a irreverência dos mais novos e experiência dos mais velhos faz um grupo fantástico, que vai atingir os objectivos a que se propôs”.

João Matos, jogador do Sporting, considera também “importante” estar no Campeonato do Mundo, já que “a equipa portuguesa é mais forte e favorita, mas temos de mostrar isso em campo; não nos podemos esquecer que só passa o primeiro do grupo”.

O atleta leonino disse ainda que “todos os adversários são complicados, mas se entrarmos bem frente à Polónia o jogo com a Roménia vai ser mais fácil, pois estamos motivados e preparados para estar na Colômbia”.

Os jogos de qualificação, que terão transmissão em directo na TVI 24, vão ser realizados no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, de 5ª Feira a Domingo, durante a tarde e noite.