Portugal vence o 1º Torneio da AFV-PLP disputado na Ilha do Sal

Portugal vence o 1º Torneio da AFV-PLP disputado na Ilha do Sal

Em masculinos, José Pedro Monteiro e Fabrício Barros, vice-campeões nacionais, venceram na final a dupla de Moçambique. Em femininos, Marta Hurst e Gabriela Coelho eliminaram a dupla de Cabo Verde

50

Torneio AFV-PLP 2017 - FinalAs duplas portuguesas de femininos e de masculinos venceram hoje o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde.

Em masculinos, José Pedro Monteiro e Fabrício Barros, vice-campeões nacionais, venceram, na final, a dupla de Moçambique, que está apurada para o Mundial da Áustria, por 2-0 (21-14 e 21-15). Depois de alcançar o primeiro lugar no grupo, os portugueses superaram, nas meias-finais, a equipa de Cabo Verde por 2-0 (21-6 e 21-12).

Em femininos, Marta Hurst e Gabriela Coelho, após conquistarem o 1º lugar na fase de grupos, eliminaram a dupla de Cabo Verde (2-0: 21-12 e 21-13) nas meias-finais e, seguidamente, derrotaram (2-0: 21-16 e 21-10) as jogadoras moçambicanas na final.

Este torneio internacional de séniores masculinos e femininos teve a participação das duplas de Portugal, Cabo Verde (país organizador), Angola (campeão africano), Moçambique, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.

Sobre a AFV-PLP

A AFV-PLP nasceu no dia 13 de Dezembro de 2016, na sede da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), criada pela entidade que rege o Voleibol a nível nacional e pelos representantes das Federações de Voleibol de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

A AFV-PLP é presidida por Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e tem como objectivos principais “promover a expansão e popularidade do Voleibol e do Voleibol de Praia, em todas as suas formas” e “realizar, periodicamente, eventos e competições desportivas”, de modo a “atrair a atenção e o interesse dos diferentes Governos” no desenvolvimento da prática do Voleibol.

A praia da ilha do Sal recebeu, no ano passado, os X Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputado por duplas de Sub-17, tendo Portugal conquistado a medalha de ouro em masculino e femininos.