Portugal participa no Tour Avenir com o top-10 no horizonte

Portugal participa no Tour Avenir com o top-10 no horizonte

76

A Selecção Nacional/Liberty Seguros compete, de 22 a 29 de Agosto, na Volta a França do Futuro, a mais importante prova por etapas para sub-23 do calendário internacional.

O seleccionador nacional, José Poeira, escolheu seis corredores para representarem Portugal numa corrida em que os lusos têm pergaminhos a defender, pois Rui Costa foi segundo em 2008 e Joaquim Silva foi oitavo há um ano. Os convocados são César Martingil e Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), João Rodrigues (Team Tavira), Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista), Rúben Guerreiro (Axeon) e Rui Carvalho (Anicolor).

A Volta a França do Futuro é uma corrida difícil, pelo percurso e pela qualidade do pelotão, do qual fazem parte os melhores sub-23 do mundo. É, por isso, uma oportunidade para os corredores portugueses medirem forças a um nível superior. Apesar das dificuldades que podemos antever, acredito que a nossa equipa tem qualidade para aspirar a um lugar entre os dez melhores da classificação geral”, afirma José Poeira.

A corrida terá um prólogo, em formato de contra-relógio individual, e sete etapas em linha. As primeiras três etapas, essencialmente planas, estão adaptadas aos corredores mais rápidos, mas, a este nível, costumam reservar surpresas, com o pelotão, por vezes a partir-se devido à alta velocidade. São jornadas de grande tensão, em que os ciclistas têm de esforçar-se permanentemente por uma boa colocação.

Nas últimas quatro etapas os trepadores já terão uma palavra a dizer. A quinta e a sétima tiradas têm mesmo final em alto. Os Alpes deverão decidir os primeiros lugares da classificação final, numa prova que irá atravessar algumas das montanhas míticas do Tour.

Etapas

Prólogo: Tonnerre – Tonnerre, 3,5 km (C/R)
1ª Etapa: Chablis – Toucy, 160,5 km
2ª Etapa: Avallon – Arbois, 193,5 km
3ª Etapa: Champagnole – Tournus, 137 km
4ª Etapa: Annemasse – Cluses, 146,7 km
5ª Etapa: Megève – La Rosière/Montvalezan, 103,1 km
6ª Etapa: Bourg-Saint Maurice – Saint-Michel-de-Maurienne, 128,9 km
7ª Etapa: Saint-Michel-de-Maurienne – Les Bottières/Les Sybelles, 93,5 km