FC Porto perde com Chelsea, fica em 3º lugar do Grupo G...

FC Porto perde com Chelsea, fica em 3º lugar do Grupo G e cai para a Liga Europa

18

O FC Porto perdeu com os ingleses do Chelsea por 2-0, em jogo a contar para a 6ª e última Jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, disputado no Estádio Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra).

Depois da derrota frente ao D. Kiev, o FC Porto tinha de vencer para continuar na Liga dos Campeões, ou então esperar que os ucranianos não vencessem o frágil Maccabi Telavive.

Apesar do Chelsea estar a atravessar um período negro na Premier League, na Champions o cenário é bem diferente, e depois de alguns maus resultados, os londrinos chegavam à derradeira jornada a precisar apenas de 1 empate para se apurar para os Oitavos-de-Final.

Tendo em conta estes aspectos, esperava-se então um FC Porto mais ao ataque e um Chelsea mais na defensiva, mas o que aconteceu foi bem diferente, pois a equipa inglesa apareceu mais solta, enquanto o FC Porto apresentou-se amorfo e sem a sua grande referência no meio-campo, André André, que não recuperou de uma lesão, que o tem afastado dos treinos.

Aos 12 minutos, Diego Costa lança-se para o ataque, enquadra-se com a baliza e dispara forte mas sem a direcção pretendida; no entanto, na viagem da bola esta toca em Ivan Marcano e muda a sua trajectória, enganando Iker Casillas, que não consegue fazer nada para evitar o primeiro golo do Chelsea.

Até ao intervalo, o FC Porto tentou dar a volta aos acontecimentos, mas nunca conseguiu bater o guardião Thibaut Courtois, que voltou a jogar ao mais alto nível, depois de muito tempo parado devido a lesão.

Na segunda metade, o Chelsea deu a iniciativa de jogo ao adversário e apostou nos contra-ataque, dando-se bem logo aos 52 minutos, com um golo de Willian, um dos melhores elementos em campo.

A perder por 2 golos de diferença, o técnico Julen Lopetegui mudou de táctica, fez algumas alterações pontuais, mas ainda ficou pior, pois expôs-se mais e ficou mais perto de sofrer o 3-0 do que marcar o tento de honra portista.

Bem perto do fim, Eden Hazard teve uma excelente oportunidade para marcar o 3º tento do Chelsea, mas a bola bateu caprichosamente no poste, para desespero do médio belga.

Com este resultado, e com a vitória do D. Kiev sobre o Maccabi Telavive, o FC Porto fica em 3º do Grupo G e cai para a Liga Europa, onde vai tentar repetir o êxito que conseguiu em 2011, ano em que foi à Final com o Sp. Braga e conquistou o troféu.