Pista de XCO do Jamor: Inauguração maravilhosa num ano histórico para o...

Pista de XCO do Jamor: Inauguração maravilhosa num ano histórico para o BTT

Pela 1ª vez conseguimos apurar 2 corredores para a prova de BTT dos JO's e, também de forma inédita, temos um campeão mundial de maratona.

808

A pista permanente de cross country olímpico (XCO), instalada no Centro Desportivo Nacional, no Jamor, foi inaugurada na manhã desta Quinta-feira, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O governante foi acompanhado na cerimónia, entre outras individualidades, pelo presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

“Hoje é um dia maravilhoso para o ciclismo português, que acontece num ano que está a ser histórico para o BTT nacional. Pela primeira vez conseguimos apurar dois corredores para a prova de BTT dos Jogos Olímpicos e, também de forma inédita, temos um campeão mundial de maratona”, afirmou Delmino Pereira, instantes depois do descerrar da placa.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto considerou que hoje “é um dia importante, porque, com a abertura desta pista, há mais uma modalidade que entra no Jamor”.

João Paulo Rebelo destacou o facto de a nova infraestrutura “permitir conciliar o treino e a competição de atletas de alto rendimento com a prática recreativa, sendo um incentivo para atrair mais pessoas ao Jamor”.

A estreia competitiva da pista de XCO do Jamor vai acontecer no próximo Domingo, com a disputa do Campeonato Nacional de XCO, no qual vão participar os dois corredores que irão representar Portugal na prova de BTT dos Jogos Olímpicos, no dia 21 de Agosto: David Rosa e Tiago Ferreira. Estiveram ambos presentes na cerimónia de inauguração.

O actual campeão de XCO, David Rosa, já experimentou os novos trilhos.

“É uma pista ‘rompe-pernas’, em que o terreno ainda está um pouco solto. É um circuito de desgaste, mais físico do que técnico, embora a subida mais longa se faça em cerca de dois minutos”, diz David Rosa sobre a pista de competição, que tem um perímetro de 4,2 quilómetros e um acumulado de subida de 230 metros.

O campeão mundial e vice-campeão europeu de maratona, Tiago Ferreira, ainda não experimentara a pista, aquando da cerimónia desta manhã, mas prometeu pedalar no terreno ainda hoje. Respondendo à pergunta sobre se o Campeonato Nacional seria um bom treino para os Jogos Olímpico, o viseense foi taxativo.

“Os treinos faço-os à semana, o Campeonato Nacional é uma competição importante, que permitirá fazer um teste sério à minha condição”.

Dezenas de praticantes de BTT, de diferentes clubes, juntaram-se a David Rosa e a Tiago Ferreira na cerimónia de inauguração, aproveitando para experimentar a pista onde, no Domingo, serão disputados os títulos nacionais de XCO.

Além da pista de competição, o complexo hoje inaugurado tem uma pista com 3,4 quilómetros e 183 metros de acumulado e outra com 2,1 quilómetros e 95 metros de acumulado.