Peugeot 308 Racing Cup: Nascido para correr

Peugeot 308 Racing Cup: Nascido para correr

315

Os engenheiros da PEUGEOT Sport focaram a sua atenção no PEUGEOT 308 e o resultado do seu savoir-faire é o 308 GTi by PEUGEOT Sport, o modelo mais radical da gama PEUGEOT. Mas decidiram ir mais longe, oferecendo uma versão de competição. Este passo da estrada para a pista levou à criação do PEUGEOT 308 Racing Cup.

Esculpidas pelos designers da PEUGEOT, as formas generosas e aerodinâmicas dadas ao PEUGEOT 308 Racing Cup deixam adivinhar uma tecnologia de competição destinada aos clientes exigentes, ávidos de performances e pilotagem. Dotado do mesmo motor 1.6 THP do 308 GTi by PEUGEOT Sport, o 308 Racing Cup desenvolve 308 cv nesta fase inicial do seu desenvolvimento, ou seja, mais 38 cv que a versão de estrada.

Linhas poderosas

O seu aspecto, as suas curvas, a sua aerodinâmica, deixam pressagiar um carácter de puro-sangue. Tendo por base o PEUGEOT 308 – já dotado de um temperamento inconformista – foi-lhe dado agora um estilo musculado e específico.

Para deixar passar as suas rodas, foram adaptados alargadores das suas cavas, oferecendo ao PEUGEOT 308 Racing Cup dimensões atléticas, nomeadamente na sua largura, elevada para os 1910 mm, ou seja, 106 mm a mais que o 308 GTi by PEUGEOT SPORT. O seu aileron, destinado a assentar a traseira da viatura, foi directamente inspirado na regulamentação do WTCC.

Os seus pára-choques dianteiro e traseiro, mas também o seu spoiler inferior, são específicos e pretendem dar-lhe, além da sua natural importância aerodinâmica, um ar feroz. A estética é completada por jantes igualmente específicas de 18’’ equipadas com pneus slick ou de chuva (27/65).

A tecnologia a bordo

O motor 1.6 THP saiu directamente do 308 GTi by PEUGEOT SPORT. Os especialistas de Vélizy procuraram novas performances para responder a uma forte concorrência no domínio da competição. Assim, graças ao turbo do 208T16, o PEUGEOT 308 Racing Cup já atingiu a fasquia dos 308 cv. A continuação do seu desenvolvimento poderá vir a oferecer novos valores ainda mais radicais.

O PEUGEOT 308 Racing Cup retoma também elementos dos trens rolantes do seu ‘irmão gémeo de estrada’, tais como os pivots ou a travessa traseira. Por outro lado, para se adaptar à competição, os engenheiros optaram por peças específicas, como os travões com, nomeadamente, pinças de 6 pistões. A caixa de velocidades dispõe, por seu lado, de 6 rapports com comando sequencial e patilhas no volante. O peso faz também parte das prioridades. O do PEUGEOT 308 Racing Cup estará contido entre os 1000 e os 1050 kg.

Terrenos de jogo internacionais

O PEUGEOT 308 Racing Cup estará disponível no final de 2016 para os clientes de todo o Mundo. Destina-se a suceder ao RCZ Racing Cup no quadro das Fórmulas de Promoção, mas também em corridas de Carros de Turismo : o VLN (Alemanha), o CER (Espanha), o CITE (Itália), o BGDC (Bélgica) ou ainda em campeonatos de Resistência como as 24H series.

Um menu aliciante que começa em Frankfurt

O PEUGEOT 308 Racing Cup estará presente no Salão de Frankfurt de 17 a 27 de Setembro. Das luzes de néon à acção, afinará as suas formas e as suas performances de uma maneira dinâmica no Circuito de Paul Ricard (França) a 24 e 25 de Outubro, para uma demonstração por ocasião da final do GT Tour.

Ficha técnica

Motor
* Tipo: 1.6 THP oriundo do 308 GTi by PEUGEOT Sport / Turbo oriundo do 208 T16
* Potência: 308 cv
* Cilindrada: 1600 cm3
* Potência máxima: 308 cv (mínimo)
* Linha de escape: Ø70mm
* Reservatório: de série
* Alimentação: directa de alta pressão

Caixa de velocidades
* 6 rapports / comando sequencial com patilhas no volante

Chassis
* Estrutura: Coque reforçada por arco multiponto soldado (norma FIA)
* Carroçaria: Pára-choques Fr e Tr + apêndices específicos
* Vidros: Vidros laterais e óculo traseiro em policarbonatos

* Peso: mínimo 1000 kg – máximo 1050 kg
* Repartição FR/TR: 63% / 37%
* Afinação: Carroçaria / Camber / Altura de Caixa / Inclinação Aileron Traseiro / Amortecedores (compressão + descompressão)
* Jack: 3 cilindros pneumáticos

Dimensões
* Comprimento: 4288 mm (sem o aileron tipo WTCC)
* Largura: 1910 mm
* Distância entre eixos: 2620 mm
* Pára-choques FR e TR + asas específicas

Aerodinâmica
* Spoiler dianteiro
* Aileron traseiro de acordo com as regras do WTCC

Rodas
* Jantes específicas 10’’x18’’
* Pneus slick e de chuva 27/65

PARTILHAR