Pedro Castro correr na Maratona de Berlim para angariar fundos para a...

Pedro Castro correr na Maratona de Berlim para angariar fundos para a Ajuda de Berço

129

Depois do lançamento de ‘Vontade Ferro‘, o livro que regista todo o percurso desportivo e de intervenção social que tem vindo a realizar desde 2012, e que funciona ele próprio como uma iniciativa de angariação de fundos para a Associação Acreditar, o maratonista Pedro Castro acaba de anunciar o seu mais recente projecto: daqui a precisamente um mês, no dia 27 de Setembro, o gestor do Grupo Santander vai correr a Maratona de Berlim com o objectivo de reconstruir a Sala de Brincar das crianças da Ajuda de Berço.

Atleta de 41 anos, que em 2012 lançou a Run with Castro, correndo sempre por uma causa, Pedro Castro tornou-se Iron Man em 2014, quando terminou o Iron Man de Klagenfurt e, ao mesmo tempo, angariou 13 mil euros para a Associação Acreditar, com o objectivo de levar 13 crianças com cancro à EuroDisney. Essa foi uma das suas iniciativas, numa lista que inclui apoio a instituições como a Fundação O Século, o ATL da Galiza, a Comunidade Vida e Paz, a APELA e a SPEM e, desta vez, a Ajuda de Berço. A iniciativa agora anunciada é enquadrada na Maratona de Berlim, prova que integra as World Marathon Majors, lista das mais relevantes maratonas mundiais, que Pedro Castro tem o objectivo de concluir.

A Ajuda de Berço, instituição que acolhe bebés e crianças desprotegidas, encontra-se em fase de remodelação das suas instalações. Estamos a falar da instituição que funciona como um lar para muitas crianças que aguardam por uma nova etapa nas suas vidas, ao nível de inserção familiar e social. Queremos portanto contribuir para o seu máximo conforto no dia-a-dia e o nosso objectivo é muito claro: angariar os 2000 euros necessários para que as meninas e os meninos da Ajuda de Berço possam ter uma nova sala de recreio. Se ultrapassarmos esse objectivo, haverá mais obras para fazer”, afirma Pedro Castro, em jeito de desafio a todos os amigos e parceiros ‘Run with Castro’ que têm vindo a contribuir para o sucesso das iniciativas lançadas desde 2012.

O mecanismo de contributo é simples. A partir de hoje e até ao dia da Maratona de Berlin, daqui a um mês, os particulares podem fazer donativos de 25 ou 50 euros, e as empresas de 100 euros, através de uma transferência bancária directa para a Ajuda de Berço (*). Depois, importa que cada particular ou empresa envie o comprovativo da mesma, o respectivo nome/identificação e número de contribuinte para o email da Run with Castro – runwithcastro@gmail.com – e da Ajuda de Berço – ajudadeberco@ajudadeberco.pt – de modo a receber um recibo e… uma surpresa das meninas e meninos da instituição.

Sandra Anastácio, presidente da Ajuda de Berço, destaca a importância desta iniciativa para a instituição.

A solidariedade cabe em todas as esferas da sociedade. Prova disso é a iniciativa do Pedro Castro, ‘Run With Castro’, ao associar o seu gosto pela corrida ao apoio às crianças que acolhemos na Ajuda de Berço. É um gesto que para nós significa muito, e que muito agradecemos, pois fazendo o que mais gosta consegue simultaneamente envolver e alertar a comunidade para as necessidades reais dos que mais precisam e concretizar uma ajuda efectiva – a obra da sala de brincar de uma das casas da Ajuda de Berço”.

NOTA: Embora nos tenha sido fornecido o NIB da Ajuda de Berço, o MultiDesportos recomenda que o mesmo seja obtido directamente da Associação.