Omnisport: Breve explicação do termo francês utilizado em todo o Mundo

Omnisport: Breve explicação do termo francês utilizado em todo o Mundo

O pavilhão Omnisport mais famoso do Mundo é o de Paris-Bercy, que já recebeu várias dezenas de desportos diferentes, ao longo dos seus 28 anos de vida.

44

Ao pesquisar ou ao ler várias notícias de desporto, o leitor já se deve ter deparado com a palavra Omnisport.

Apesar de ser uma palavra de origem francesa, o termo Omnisport já é utilizado em quase todo o Mundo, mas não se trata de nenhuma modalidade nova, nem tão-pouco de qualquer desporto que terá honras de exibição nos próximos Jogos Olímpicos.

Utilizando uma tradução livre, podemos traduzir Omnisport por “todos os desportos”. O termo é muito utilizado para designar pavilhões onde se praticam várias modalidades, ou seja, são “transformados” com o intuito de receber tanto partidas de Andebol como eventos de Motocross Freestyle.

O pavilhão Omnisport mais famoso do Mundo é o de Paris-Bercy, que já recebeu várias dezenas de desportos diferentes, ao longo dos seus 31 anos de vida.

Mas não é só o pavilhão francês que tem honras de receber o nome Omnisport, pois o famoso Velódromo de Apeldoorn, também é conhecido por ser um pavilhão onde se realizam várias provas desportivas, para além de concertos, exposições e até provas de misses e eventos gastronómicos.

Em Portugal, o termo mais utilizado para descrever um pavilhão Omnisport é multiusos (se receber mais do que eventos desportivos) ou MultiDesportos (se receber apenas eventos relacionados com desporto).

Mas o termo Omnisport não é utilizado apenas em questões relacionadas com pavilhões, pois o jornal australiano FourFourTwo (especializado em Futebol) tem um editorial ao qual deram o nome de Omnisport Editorial. Nesses editoriais, os convidados são livres de preencher essa(s) coluna(s) com o tema que desejarem.

Para além de França, o país onde mais encontramos a designação de Omnisport é nos Camarões (país africano que esteve sob domínio francês durante centenas de anos). Para dar apenas alguns exemplos, dois dos mais importantes estádios dos Camarões, onde até a Selecção principal de futebol já jogou, chamam-se Stade Omnisport, situado em Carua, e Stade Omnisport Amadou Ahidjo, localizado em Yaounde.

Depois desta pequena explicação, o leitor (certamente) já não ficará surpreendido quando encontrar nas suas “lides desportivas” o famoso termo Omnisport.






PARTILHAR