Nissan celebrou 70 anos de veículos eléctricos no Festival de Goodwood

Nissan celebrou 70 anos de veículos eléctricos no Festival de Goodwood

Em 2017 a Nissan celebra 70 anos desde o lançamento do seu primeiro VE e comemorou a efeméride com o seu mais recente e emocionante VE, Nissan BladeGlider, que assumir um lugar de destaque em Goodwood conduzido pelo piloto NISMO Lucas Ordóñez

46

Lucas Ordóñez com o Nissan BladeGlider em GoodwoodExactamente 70 anos após estrear o seu primeiro veículo eléctrico (VE) de sempre, a Nissan assume um lugar de destaque no Festival de Velocidade de Goodwood com o VE mais avançado de sempre da marca, o automóvel desportivo Nissan BladeGlider.

Este protótipo 100% eléctrico passou a Sexta-feira e o Sábado em acção no famoso percurso de subida da encosta e culminou o fim-de-semana com uma sessão de teste no Domingo no Circuito automóvel de Goodwood. O atleta NISMO Lucas Ordóñez colocou à prova o totalmente eléctrico BladeGlider e tornou-se o primeiro piloto de competição profissional atrás do volante deste VE de três lugares.

A história de sucesso dos veículos 100% eléctricos da Nissan começou em 1947 – exactamente há 70 anos – com o lançamento do Tama. Este VE pioneiro de quatro lugares estava disponível como nas versões de passageiros e furgão e possuía uma autonomia de 65km com carga total. Foi inicialmente desenvolvido pela Tokyo Electro Automobile Co Ltd, empresa que se tornou parte da Nissan.

Desde esse começo com o Tama, a Nissan foi estabelecendo uma rica história na tecnologia de zero emissões, que lhe permitiu afirmar-se como o líder mundial em VEs da actualidade. Foi a pioneira da revolução dos VE com o lançamento do primeiro automóvel de passageiros 100% eléctrico de comercialização em larga escala a nível mundial – o Nissan LEAF – em 2010. E acaba de anunciar que a segunda geração do pioneiro LEAF vai ter a sua estreia mundial a 6 de Setembro.

Ordóñez, o primeiro vencedor da competição Nissan GT Academy que transformava jogadores de consola em pilotos de competição, estava emocionado com a oportunidade de testar o Nissan BladeGlider.

“Conduzir o BladeGlider no famoso Circuito Automóvel de Goodwood foi uma experiência fantástica. É um automóvel emocionante de conduzir, com imenso binário desde o momento do arranque. É extremamente divertido numa pista rápida como esta e é muito rápido nas curvas”.

A estreia do BladeGlider no Festival de Velocidade de Goodwood ajudou a demonstrar a visão da Nissan de Mobilidade Inteligente para um futuro mais ligado e emocionante para os automóveis da marca. O protótipo de zero emissões também apoia o movimento #ElectrifyTheWorld da Nissan, que está dedicado à recolha de opiniões relacionadas com a utilização sustentável de energia.

O Nissan BladeGlider foi criado para demonstrar o potencial de um grupo moto-propulsor completamente eléctrico para satisfazer a necessidade de desempenho e de dinâmica dos entusiastas dos automóveis desportivos. Foi desenvolvido pela Nissan em associação com o seu parceiro técnico para o projecto, a Williams Advanced Engineering.