Neymar Jr’s Five 2017: Regressa o maior torneio do mundo de Futebol...

Neymar Jr’s Five 2017: Regressa o maior torneio do mundo de Futebol de 5

Depois de ter mobilizado logo na 1ª edição mais de 65 mil jogadores de 47 países, o Neymar Jr's Five tornou-se o maior torneio do mundo de futebol de 5

117

Depois de ter mobilizado logo na primeira edição mais de 65 mil jogadores de 47 países, o Neymar Jr’s Five by Red Bull foi reconhecido como o maior torneio do mundo de futebol de cinco. A edição de 2017 promete ir ainda mais longe e Portugal volta a marcar presença, com seis qualificações de norte a sul do país e uma Final Nacional que apura o representante português para a Final Mundial do Brasil.

O sucesso da primeira edição não deixou margem para dúvidas. O Torneio Neymar Jr’s Five by Red Bull veio mesmo para ficar, deixando desde logo na estreia uma marca impressionante, com a participação massiva de mais de 65 mil jogadores, mobilizando 10 mil equipas de 47 países. A motivação principal é fazer parte de um evento criado e apadrinhado por um dos melhores jogadores de futebol da actualidade: Neymar da Silva Santos Júnior.

A estrela do Barcelona e Capitão de equipa da Selecção canarinha inspirou-se claramente na sua infância.

“Eu sempre joguei à bola com os meus amigos, foi assim que tudo começou. Este torneio lembra-me precisamente esses tempos e por isso sinto-me muito orgulhoso”.

Quanto ao segredo para vingar, Neymar deixa algumas pistas.

“Para vencer num sistema de cinco jogadores é preciso uma boa estratégia para saber qual é o melhor momento para atacar e para defender. Penso que uma boa defesa é essencial e pode ser a chave para ir muito longe neste torneio!”

A edição de 2017 está já em curso, com a abertura das inscrições em 53 países – o que representa desde já uma significativa evolução. As inscrições em Portugal podem ser realizadas em www.neymarjrsfive.com, a partir de Fevereiro, dando acesso às qualificações que vão decorrer de norte a sul do país.

O Neymar Jr’s Five representa uma nova forma de jogar futebol de cinco – sem distinção de sexos, o torneio está aberto a equipas de cinco elementos (que podem ter dois suplentes) com jogadores de idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos. A competição desenvolve-se em três fases distintas – qualificações (fase de grupos), final nacional e final mundial.

As regras são inovadoras, a começar pela ausência do tradicional guarda redes. As partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que uma formação marcar um golo é automaticamente eliminado um elemento da equipa adversária, o que pode ditar o apito final ainda antes dos dez minutos regulamentares.

Em Portugal as qualificações do Neymar Jr’s Five arrancam no dia 4 de Março em Lisboa, seguindo-se uma viagem pelo país com paragens em Leiria (11 de Março), Vila Nova de Gaia (18 de Março), Viseu (25 de Março), Évora (1 de Abril) e Faro (8 de Abril). A Final Nacional está agendada para Lisboa (29 de Abril), apurando a equipa que representará Portugal na Final Mundial do Brasil – que decorre em Julho, no Instituto Projecto Neymar, em Praia Grande.

O prémio para a equipa vencedora da Final Mundial do Neymar Jrs Five by Red Bull é uma experiência marcante: assistir em Camp Nou a uma partida do Barcelona a convite de Neymar. Em 2016 a taça foi erguida pela equipa brasileira dos Anjos da Bola, enquanto Portugal esteve representado pelos Tripeiros 1893 – uma formação do Porto que chegou aos oitavos de final.

Neymar Jrs Five by Red Bull 2017

Qualificações Nacionais: Lisboa: 4 de Março; Leiria: 11 de Março; Vila Nova de Gaia: 18 de Março; Viseu: 25 de Março; Évora: 1 de Abril; Faro: 8 de Abril
Final Nacional: Lisboa, 29 de Abril
Final Mundial: Brasil, Julho