Neymar Jr’s Five 2016: Brasil vence em casa, Tripeiros chegam aos 8ºs...

Neymar Jr’s Five 2016: Brasil vence em casa, Tripeiros chegam aos 8ºs de Final

Portugal chegou aos 8ºs de final. Brasil levou o título, arrasando no derradeiro jogo a Selecção da Holanda. A estrela do Barcelona entregou o troféu

170

Concluindo uma dinâmica que envolveu durante seis meses mais de 65 mil jogadores dos seis continentes, a Final Mundial do Neymar Jr’s Five by Red Bull reuniu este fim-de-semana (8 e 9 de Julho) em Praia Grande, no estado de São Paulo (Brasil), as 47 equipas eleitas – em representação de 44 nações. Portugal chegou aos oitavos de final. Brasil levou o título, arrasando no derradeiro jogo a Selecção da Holanda. A estrela do Barcelona, Neymar, entregou o troféu.

A poucas horas da disputa da final do Euro 2016, a magia da bola falou mais alto durante a final mundial da primeira edição do Neymar Jr’s Five by Red Bull, um torneio de futebol de cinco com características inovadoras idealizado por aquele que é hoje considerado um dos melhores jogadores da actualidade: Neymar.

O encontro aconteceu este fim-de-semana (8 e 9 de Julho) no Instituto Projecto Neymar Jr – em Praia Grande, no Estado de São Paulo, no Brasil, culminando uma dinâmica única que envolveu ao longo dos últimos seis meses mais de 65 mil participantes. Dos cerca de 10 mil jogos realizados nos quatro cantos do planeta, foram apuradas 47 equipas finalistas, em representação de 44 países. Portugal marcou presença, com a formação portuense ‘Tripeiros 1893’.

Inicialmente, os finalistas disputaram uma intensa fase de grupos – passando depois os 32 melhores para os play offs. Os nossos representantes estrearam-se a vencer contra a Eslovénia (2-0), avançando para os oitavos de final, onde encontraram pela frente uma Albânia surpreendentemente forte (0-5).

A grande final acabou por colocar frente a frente as Selecções do Brasil e da Holanda, com a equipa local a conseguir uma vitória esmagadora de cinco bolas a zero. O troféu mais cobiçado foi entregue pelo próprio Neymar.

“Este torneio mostra bem a essência do futebol de rua, num tipo de jogo onde a bola nunca pára de rolar e onde quase não existem regras. Há uma clara ligação às origens do futebol brasileiro. Eu próprio comecei a jogar na rua. Foi esta a magia que se viveu aqui”.

O Neymar Jr’s Five by Red Bull envolveu equipas com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos. No campo as regras são inovadoras, a começar pela ausência do tradicional guarda redes. As partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que há um golo, é automaticamente expulso um elemento da equipa adversária.

Oriundos das favelas do Rio de Janeiro, os vencedores deste Final Mundial vão viver uma experiência única em Camp Nou, assistindo a uma partida do Barcelona a convite de Neymar.

O local onde decorreu o evento – o Instituto Projecto Neymar Jr” – é a sede do projecto social da estrela da Selecção canarinha – apoiando no dia-a-dia 2470 crianças do bairro onde Neymar cresceu.