Nadal e Ramos nos Jogos Olímpicos depois da ITF aceitar o recurso...

Nadal e Ramos nos Jogos Olímpicos depois da ITF aceitar o recurso da RFET

A RFET apresentou um recurso de decisão do Comité Olímpico Espanhol, por considerar "injusto" o afastamento dos dois tenistas

77

A Federação Internacional de Ténis (ITF) autorizou, esta 5ª Feira, a participação de Rafael Nadal e Albert Ramos nos Jogos Olímpicos Rio’2016, depois de um recurso apresentado pela Real Federação Espanhola de Ténis (RFET).

O Comité Olímpico Espanhol tinha afastado os dois atletas, pois não cumpriram os regulamentos, já que para participar no evento olímpico os tenistas teriam que ter disputado 3 eliminatórias da Taça Davis entre 2012 e 2016, a última das quais após Janeiro de 2014.

No entanto, como esta prova disputa-se apenas por 3 vezes ao longo do ano e como é uma competição onde só entram 2 a 4 jogadores por eliminatória, a RFET entendeu que seria “injusto” afastar 2 atletas que, certamente, vão dar mais brilhantismo aos Jogos Olímpicos.

Apesar deste recurso ter sido aceite, não é líquido que Nadal participe nos Jogos, pois tem uma lesão no pulso, que o impede de jogar desde Roland Garros, onde teve de abandonar após se ter apurado para os 16 Avos-de-Final do torneio.

Se Nadal não participar na prova, será a grande “baixa”, pois Novak Djokovic, Andy Murray, Roger Federer e Serena Williams (esta no quadro feminino) já confirmaram a sua presença.

Quem também confirmou, mas neste caso a ausência, foi o canadiano Milos Raonic, outro “afectado” pelo medo do vírus Zika, que tem provocado uma desistência massiva de atletas de várias modalidades.