Nacional de Trial 2016: Diogo Vieira renova título no Monte da Padela

Nacional de Trial 2016: Diogo Vieira renova título no Monte da Padela

Diogo Vieira chamou a si o título 2016. No final das 4 voltas ao percurso garantiu a quarta vitória do ano e a renovação do ceptro com um total de 17 pontos

48

Bem perto de Viana do Castelo, no Monte da Padela, e com quatro dezenas de participantes, terminou no passado Domingo a edição 2016 do campeonato nacional de Trial.

Com muito público a acompanhar a prova, as zonas mostraram um nível médio/alto adequado ao final de época; sem a presença da chuva que assolou outras regiões do país, foi debaixo de enorme expectativa que se fechou a época, num dia onde três gerações do clã Garcia estiveram em competição com a presença de Osvaldo, André e Miguel Garcia, sendo o primeiro um dos pioneiros da modalidade em Portugal, o segundo o recordista de títulos na especialidade e o terceiro e mais jovem a dar ainda os primeiros passos também no trial.

Sem surpresa, Diogo Vieira chamou a si o título 2016 e no final das quatro voltas ao percurso onde estavam as oito zonas de obstáculos garantiu a quarta vitória do ano e a renovação do ceptro com um total de 17 pontos de penalização. O espanhol Javier Piñero foi o segundo com 54 pontos, menos quatro que Miguel Rodrigues, que fechou o pódio na categoria principal do campeonato na frente de Filipe Paiva.

Rita Vieira foi a vencedora entre os Consagrados e, tal como seu irmão Diogo, foi ela a vencer a classificação final na categoria que discutiu com Manuel Teixeira. No Monte da Padela foi Bernardo Vots o segundo, na frente de Leonardo Coimbra e João Borges.

Mariana Afonso venceu na Promoção, Paulo Ballas Jr. nos Iniciados e Miguel Garcia nos Infantis, todos eles com vantagem segura face aos adversários num fecho de campeonato bastante concorrido em termos de pilotos e público.




Classificações

ELITE
1º Diogo Vieira – Beta, 17 pontos
2º Javier Piñero – Gas Gas, 54
3º Miguel Rodrigues – Jotagas, 58
4º Filipe Paiva – Montesa, 93

CONSAGRADOS
1º Rita Vieira – Beta, 47 pontos
2º Bernardo Vots – Gas Gas, 51
3º Leonardo Coimbra – Gas Gas, 110
4º João Borges – Gas Gas com, 120
5º Sofia Porfirio – Gas Gas, 128

PROMOÇÃO
1º Mariana Afonso – Gas Gas, 9 pontos
2º Duarte Lopes – Gas Gas, 47
3º Mariana Valente – Gas Gas, 109

INICIADOS
1º Paulo Ballas Jr. – Oset, 4 pontos
2º Leonor Moreira – Oset, 28
3º Dinis Sá – Oset com, 35

INFANTIS
1º Miguel Garcia – Oset, 27 pontos
2º Madalena Moreira – Gas Gas, 45
3º Matias Mesquita – Oset, 56