Nacional de Dificuldade: Os melhores atletas de Escalada vão estar no Jamor

Nacional de Dificuldade: Os melhores atletas de Escalada vão estar no Jamor

Os campeões nacionais André Neres e Mariana Abreu encabeçam um lote de 30 escaladores que estarão Sábado, no Jamor, a disputar o Campeonato Nacional de Dificuldade.

57

Mariana Abreu - EscaladaOs campeões nacionais André Neres e Mariana Abreu encabeçam um lote de 30 escaladores que estarão Sábado, no Jamor, a disputar o Campeonato Nacional de Dificuldade. A prova abre o calendário competitivo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

A época de escalada desportiva deste ano vai beneficiar de um grande investimento da FCMP, a que também não é alheia a confirmação da estreia olímpica da modalidade nos Jogos de Tóquio, em 2020.

André Neres, 31 anos, 10 vezes campeão nacional e a grande promessa nacional da escalada para Tóquio 2020, dá a sua perspectiva.

“É o renascer deste circuito como exemplo do que deve ser feito, com as melhores condições de equipamento e de recursos humanos. Nós, atletas, reconhecemos o grande investimento da Federação a todos os níveis e tenho a certeza que será o melhor circuito de sempre. O início de uma nova era na escalada nacional”.

Convicção partilhada por Mariana Abreu, de 20 anos, presente na defesa do título nacional feminino.

“Estou muito entusiasmada por poder competir em condições excelentes, como nunca tivemos a este nível. Quanto a objectivos para a época, pretendo revalidar o título, como é óbvio, mas sei que terei oposição de muito valor. Quanto à prova deste fim-de-semana, no Jamor… No final do dia, espero apenas ter feito o meu melhor e ter-me divertido. Mas se ganhar, isso será ouro sobre azul”.

Em relação à época que Sábado tem início no Jamor e que também integra o Campeonato Nacional de Boulder e as Taças de Portugal de Boulder e Dificuldade, Carlos Vieira director-geral da FCMP considera que “o forte investimento feito esta época é uma aposta da Federação, com o objectivo de tornar o circuito ainda mais profissional”.

“É uma opção que se impunha. Os atletas merecem-no e, por outro lado, também é uma forma de nos diferenciarmos, ainda mais, das provas amadoras que são organizadas fora da alçada federativa”, acrescenta o mesmo responsável.

A aposta da FCMP assenta na introdução de prémios monetários e numa renovada infraestrutura humana e material, da qual a parede do Centro Desportivo Nacional do Jamor, reaberta o mês passado, é o melhor exemplo. Equipamento classificado como um dos melhores do género na Europa.



Calendário de Escalada 2017
(Séniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)

Campeonato Nacional de Dificuldade
* Complexo Desportivo Jamor, 8 de Julho

Campeonato Nacional de Boulder
* Lisboa (Local a determinar), 2 de Setembro

Taça de Portugal de Boulder
* 1ª prova, Lisboa, 9 de Setembro
* 2ª prova, Lisboa, 14 de Outubro

Taça de Portugal de Dificuldade
* Carcavelos, 18 de Novembro

Calendário de Escalada Juvenil

Campeonato Nacional de Dificuldade
* Complexo Desportivo do Jamor, 9 de Julho

Campeonato Nacional de Boulder
* Lisboa, 3 de Setembro

Taça de Portugal de Boulder
* 1ª prova, Lisboa, 10 de Setembro
* 2ª prova, Lisboa, 15 de Outubro

Taça de Portugal de Dificuldade
* Carcavelos, 19 de Novembro