Nacionais de Estrada 2016: João Almeida é campeão nacional de júniores

Nacionais de Estrada 2016: João Almeida é campeão nacional de júniores

Depois do triunfo no nacional de contra-relógio, João Almeida voltou a demonstrar grande classe. Impôs-se em solitário, ao fim de 3h37m10s de corrida.

158

João Almeida (Bairrada) sagrou-se hoje campeão nacional de fundo na categoria de júniores, vencendo isolado a prova de 123,5 quilómetros, disputada em Vila Flor.

O calor intenso e o percurso de permanente sobe-e-desce destroçaram por completo o pelotão. João Almeida, depois do triunfo no nacional de contra-relógio, na Sexta-feira, voltou a demonstrar grande classe. Impôs-se em solitário, ao fim de 3h37m10s de corrida. O segundo classificado, a 28 segundos, foi Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), e o terceiro, a 1m09s, foi Bernardo Gonçalves (Jorbi/Team José Maria Nicolau).

Com pouco mais de 30 quilómetros percorridos, um grupo de 19 corredores adiantou-se ao pelotão e consolidou a posição na frente da corrida. Percebendo que a vitória dificilmente poderia estar ao alcance dos ciclistas que permanecessem no grupo principal, João Almeida atacou, a cerca de 60 quilómetros do fim, foi galgando terreno e passando os corredores que grupo inicial de 19 unidades.

Pedro Lopes foi resistindo à investida de João Almeida e apenas cedeu no derradeiro quilómetro, à entrada das últimas centenas de metros, em empedrado.

“Dos dois títulos deste fim-de-semana, o de hoje foi o que me custou mais, sem dúvida. Foi preciso sofrer muito num percurso que se ia tornando mais difícil à medida que os quilómetros passavam”, confessou o campeão nacional.

“Dedico esta vitória àqueles que muito me ajudaram, o Fábio Resende, o João Dinis e o Iuri Leitão”, afirmou João Almeida, nomeando os colegas de equipa que entraram na fuga de 19 elementos e que o ajudaram a ganhar terreno rumo à camisola de campeão.

Classificação – Vila Flor – Vila Flor, 123,5 km

1º João Almeida (Bairrada), 3h37m10s
2º Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 28s
3º Bernardo Gonçalves (Jorbi/Team José Maria Nicolau), a 1m09s
4º Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins), a 2m41s
5º Jorge Alves (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 3m19s
6º Pedro Teixeira (ACDC Trofa), a 4m28s
7º João Batista (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), a 4m32s
8º João Dinis (Bairrada), a 4m34s
9º Luís Pereira (EC Carlos Carvalho), mt
10º Hugo Garcez (ACDC Trofa), a 4m42s