Mundial de XCO 2016: David Rosa foi o 29º classificado em Nove...

Mundial de XCO 2016: David Rosa foi o 29º classificado em Nove Mesto

O corredor luso gastou mais 6m12s do que o suíço Nino Schurter, que conquistou a 5ª medalha de ouro, após uma luta com o campeão olímpico, Jaroslav Kulhavy

325

O português David Rosa foi hoje o 29º classificado na prova de elite do Campeonato do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Nove Mesto na Morave (República Checa).

O corredor luso gastou mais 6m12s do que o suíço Nino Schurter, que conquistou a quinta medalha de ouro, após uma luta renhida com o campeão olímpico, o checo Jaroslav Kulhavy, que ficou a 17 segundos. O francês Julien Absalon também subiu ao pódio, no terceiro lugar, a 30 segundos do vencedor.

Além de David Rosa, que igualou o melhor resultado de sempre de um português – que já lhe pertencia -, Portugal esteve representado por Mário Costa, 72º, a uma volta do vencedor, e por Tiago Ferreira, que abandonou.

“O David ainda não está na máxima forma, depois da paragem que fez. Ainda assim, esperávamos um pouco melhor. O Mário Costa nunca se encontrou e o Tiago Ferreira, adoentado durante a semana, ressentiu-se disso em prova”, lamenta o seleccionador nacional, Pedro Vigário.

A sub-23 Joana Monteiro também competiu neste Domingo, sendo a 27ª classificada, a 13m13s da vencedora, a sueca Jenny Rissveds. A segunda classificada foi a suíça Sina Frei, a 1m04s, e a terceira foi outra helvética, Alessandra Keller, a 1m22s.

“Foi a melhor corrida internacional da carreira da Joana, que esteve muito bem, conseguindo manter-se, até final, na volta da vencedora”, resume Pedro Vigário.