Mundial Rugby 7s 2016: Portugal estagia no Estádio Universitário de Lisboa

Mundial Rugby 7s 2016: Portugal estagia no Estádio Universitário de Lisboa

Após este estágio será elaborada a lista definitiva com 12 nomes que terão oportunidade de participar no Mundial Universitário de Rugby 7s Feminino.

253

A Selecção feminina que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de Rugby 7s, entre 6 e 9 de Julho, está em estágio, este fim-de-semana, antes de seguir para Swansea, no País de Gales (Reino Unido). O seleccionador nacional universitário, Luís Pissarra, chamou 15 estudantes-atletas para esta etapa de preparação que decorre no Estádio Universitário de Lisboa.

Após este estágio será elaborada a lista definitiva com 12 nomes que terão oportunidade de participar no Mundial Universitário de Rugby 7s Feminino.

Na sessão de apresentação da equipa, esta Sexta-feira à noite, no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Luís Pissarra começou por agradecer o apoio logístico do IPL, que cedeu a residência universitária para alojar a comitiva e mostrou-se igualmente honrado com o investimento feito neste projecto.

“Vai ser uma experiência riquíssima para esta equipa, que tem o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), algo que nos deixa sensibilizados. O que temos pela frente não é um objectivo fácil mas estamos ansiosos e concerteza vamos honrar as nossas cores”, afirmou o seleccionador universitário.

Luis Cassiano Neves, Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, enalteceu a mudança de mentalidades expressa na equipa feminina agora apresentada.

“Estamos a iniciar uma caminhada e estas senhoras são o nosso motivo de orgulho. Começámos a construir pontes com a Federação Académica do Desporto Universitário e estou bastante satisfeito. Nós precisamos das universidades para expandir a modalidade, provavelmente precisamos mais nós do que elas deste bom entendimento”.

Por sua vez, o Presidente da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, realçou a importância desta parceria como sendo apenas o princípio de vários projectos comuns, explicando, desde logo, que o rugby está na génese do Desporto Universitário.

“Pretendemos contribuir para o desenvolvimento da modalidade e temos pela frente o desafio de, em conjunto, intensificarmos acções para fomentar e aumentar o número de praticantes”.

Após os discursos de ambos os presidentes federativos foi assinado um protocolo de desenvolvimento desportivo entre a Federação Académica do Desporto Universitário e a Federação Portuguesa de Rugby.

Elmano Margato, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, encerrou a sessão desejando votos de boa participação à equipa nacional.

“Mais do que ganhar aproveitem esta experiência e realizem-se pessoalmente. Este é o melhor período das vossas vidas. Divirtam-se!”

PARTILHAR