Mundial de Wakeboard 2017: Os melhores do mundo em Cable pela 1ª...

Mundial de Wakeboard 2017: Os melhores do mundo em Cable pela 1ª vez em Portugal

138

Wake Series 2017 - PortugalPela primeira vez na história, Portugal recebe uma etapa do Circuito Profissional de wakeboard em Cable, o WWA WAKE PARK WORLD SERIES (WPWS), nos dias 26 e 27 de Agosto, no Lago Azul (Castelo de Bode), em Ferreira do Zêzere. Os melhores do mundo em Cable vêm a Portugal pela primeira vez, sendo esta etapa também ela decisiva para o título de campeão que será atribuído na Tailândia.

Este é o terceiro campeonato internacional que a região centro de Portugal acolhe, de forma a promover-se como destino de excelência para a prática de wakeboard.

“É um orgulho para Ferreira do Zêzere voltar a receber um evento internacional desta modalidade em franca expansão em todo o mundo. Desde 2015 que o nosso espelho-de-água está no circuito mundial de wakeboard e este ano elevamos as expectativas, com uma festa em Dornes, aldeia candidata às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Há uma conjugação de factores que tornam o Lago Azul, Dornes e Ferreira do Zêzere um destino ainda mais apelativo este verão”, explica Jacinto Lopes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere.

Com um prize money acumulado de $145.000USD, a etapa de Portugal é a terceira da Series, que se inicia no Texas, passando pela Califórnia, Portugal (Cable Lago Azul, Ferreira do Zêzere, Castelo de Bode), Filipinas e terminando na Tailândia em Dezembro.

Tom Fooshee, Jake Pelot e o campeão de 2016, Guenther Oka, já confirmaram a sua presença. Esta é também a oportunidade perfeita para os atletas europeus medirem forças com a armada norte americana, que vem em peso a Portugal.

“Ter os melhores do mundo da modalidade novamente em Castelo de Bode é a oportunidade perfeita para mostrar as fantásticas condições que temos para oferecer, especialmente após a abertura da Estância de Wakeboard, com 5 Cables espalhados pelo lago de Castelo de Bode”, explica André Matos, presidente da The WWA Portugal e da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate.

“É sem dúvida o ano com o maior plano de actividades de sempre. O objectivo é o mesmo desde que foi iniciado o projecto em 2015: comunicar as fantásticas condições que o Lago de Castelo de Bode oferece aos praticantes e visitantes”.

Neste ano de 2017, além da etapa da WPWS, o calendário inclui também, pela primeira vez, um Circuito Nacional de Cable, com 3 etapas (Cable Fernandaires – Vila do Rei, Cable Lago Azul – Ferreira do Zêzere e Cable do Trizio – Sertã, um fim de semana de wakeboard gratuito no Cable de Aldeia do Mato – Abrantes, terminando com o Campeonato Nacional de Barco – Trizio, Sertã.

Depois do enorme sucesso da MTV Lake Party, em 2015, na qual milhares de fãs do wakeboard e das festas nocturnas viveram uma noite inesquecível, a MTV volta a associar-se ao projecto Wakeboard Portugal com o MTV Insomnia Lake Edition.

“Após a etapa portuguesa do Wake Park World Series da WWA, o ponto alto da noite será a festa MTV Insomnia Lake Edition. A relação entre a MTV e o Wakeboard Portugal era quase inevitável. São dois pólos do mesmo estilo de vida, cheio de emoções fortes, diversão e novas tendências. Não por acaso, em 2012, a MTV emitiu a série Wake Brothers, que seguia a vida de Phil e Bob Soven, duas estrelas do wakeboard mundial”, explica Artur Morna, Talent Manager da MTV.

O Wakeboard Portugal enquadra-se na perfeição no conceito da Tour MTV Insomnia, que leva a MTV a todos os cantos do país onde há pessoal com muita energia e desejo de festa. Por isso, Sábado, 26 de Agosto às 18.00, em Dornes, Ferreira do Zêzere, a não perder: MTV Insomnia Lake Edition, com o DJ oficial Pedro Cazanova e ainda Mixtec e Putzgrilla.

Este projecto é estratégico para o Turismo Centro de Portugal, pela relevância que tem no desenvolvimento turístico e económico da região. Posicionar Portugal enquanto destino de eleição para a prática da modalidade, tornando-nos o Cluster Europeu de Wakeboard, é o grande objectivo do projecto.



Sobre o Projeto Wakeboard Portugal

O nosso clima e envolvente paisagística tornam o local perfeito para a prática da modalidade e esta região num destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo. A missão do projeto Wakeboard Portugal é tornar a prática da modalidade mais acessível, construindo ao mesmo tempo um excelente destino turístico internacional. Um conceito de Wakeboard mais acessível, mais ecológico e desafiante.

Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Turismo do Centro e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) em consórcio com a EIPWU (criadores dos projectos 7 Maravilhas) uniram-se na promoção deste novo destino através do wakeboard, um desporto que está em ascensão em todo o mundo.

As praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires vão ter cable systems implementados, naquela que é a primeira estância de wakeboard do mundo.

O lago de Castelo de Bode vai implementar a primeira estância do mundo com cable systems, em cinco localizações diferentes, todas elas com características únicas. Estes cinco cables são ligados entre si, num espelho-de-água com cerca de 30km, por transfer de barco.

Esta é uma visão pioneira sobre o potencial do desporto no nosso país. Trata-se de um projecto estratégico para posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e destacar Castelo de Bode no mapa do wakeboard mundial.