Mundial de Surf 2017: Equipa lusa prepara-se para os oitavos-de-final em Biarritz

Mundial de Surf 2017: Equipa lusa prepara-se para os oitavos-de-final em Biarritz

Mais uma vez, os atletas levam a Selecção nacional para a fase seguinte do campeonato. A armada lusa encontra-se agora em 5º lugar no ranking da competição, atrás da França, Japão, Brasil e México

83

Depois de um dia de descanso, os portugueses entraram na água com as baterias carregadas. A segunda ronda dos ISA World Surfing Games para a Selecção nacional encerrou com o heat de José Ferreira e, a terceira, disputou-se com as provas de Miguel Blanco, Guilherme Fonseca e Pedro Henrique.

Mais uma vez, os atletas levam a Selecção nacional para a fase seguinte do campeonato. A armada lusa encontra-se agora em 5º lugar no ranking da competição, atrás da França, Japão, Brasil e México.

O sétimo dia do campeonato ficou marcado para Portugal como um dos mais renhidos. José Ferreira lutou pela classificação no heat 89 mas o surfista Sebastian Correa dominou desde logo as ondas, a par de Thierno Sambem, do Senegal, deixando cair o surfista português de 25 anos para o terceiro lugar.

No entanto, os bons resultados regressaram à casa com Miguel Blanco. O surfista teve um início muito forte na bateria, com ondas a rondar os 6 valores, terminando a prova no lugar mais alto, com 13.53 pts, vencendo o inglês Luke Dillon e o russo Georgiy Felikidi e afastando Paul Moretti da competição.

A terceira prova para a equipa das quinas aconteceu por volta das 14h00 locais, 13h00 em Lisboa, com Guilherme Fonseca a mostrar o que vale. Apesar de um começo pouco feliz, o jovem conseguiu reajustar a sua estratégia, saindo vitorioso com um score de 14 pts.

A fasquia estava também elevada para Pedro Henrique, campeão nacional, que soube responder à altura. O atleta entrou sem medos e mostrou uma sintonia perfeita com as ondas de Biarritz, deixando para trás os seus concorrentes, com uns grandes e merecidos 14.43 pontos.

“Temos já dois atletas nos oitavos de final, com o Miguel ainda a competir amanhã no final da ronda. Infelizmente perdemos o Zé na segunda ronda, mas os restantes elementos da equipa em prova estão dispostos a lutar até à exaustão para compensar esta derrota precoce. Relembro que o objectivo aqui é conquistado em equipa, pelo que o Zé passa agora a ter um papel fundamental no apoio dos colegas que ainda estão em competição”, comenta o seleccionador nacional, David Raimundo.

Biarritz está a acolher 47 Selecções que competem pelo título mundial. O campeonato termina no próximo Domingo, 28 de Maio.