Mundial de Estrada 2017: Equipa Portugal estreia-se em Bergen com Ivo Oliveira

Mundial de Estrada 2017: Equipa Portugal estreia-se em Bergen com Ivo Oliveira

Ivo Oliveira será o primeiro elemento da Equipa Portugal a entrar em acção no Campeonato do Mundo de Estrada, em Bergen (Noruega), correndo, nesta Segunda-feira, o contra-relógio de sub-23.

37

Ivo Oliveira com o seleccionador José PoeiraIvo Oliveira será o primeiro elemento da Equipa Portugal a entrar em acção no Campeonato do Mundo de Estrada, em Bergen (Noruega), correndo, nesta Segunda-feira, o contra-relógio de sub-23.

O corredor gaiense foi também o primeiro ciclista luso a viajar para a Escandinávia, tendo já reconhecido o percurso de 37,2 quilómetros, que irá enfrentar na tarde de Segunda-feira. Ivo Oliveira deparou-se com um traçado exigente, tanto ao nível físico como técnico.

“É um percurso de que gosto, porque tem poucas zonas totalmente planas, apresenta muito sobre-e-desce e partes técnicas. É muito mais do meu agrado do que o mundial do ano passado, no Qatar, que era completamente a rolar”, analisa o corredor, que pretende melhorar o 36º lugar de 2016, apesar de não se comprometer com uma meta específica.

O seleccionador nacional, José Poeira, corrobora a visão do pupilo.

“O percurso é bom, mais exigente do que parece olhando para os gráficos. No terreno percebemos que é exigente, com necessidade de recurso à técnica e com vários pontos de quebra e mudança de ritmo”, avalia o seleccionador.

“Já não faço um contra-relógio de estrada desde o Giro de Itália para Sub-23. O resultado absoluto que poderei alcançar é um bocadinho uma incógnita”, diz o ciclista, que, em Julho, conquistou a medalha de prata no Europeu de Pista para sub-23, na disciplina de perseguição individual, um contra-relógio em pista de apenas 4 quilómetros.

Ivo Oliveira está, para já, concentrado no exercício individual de Segunda-feira, mas não perde de vista a prova de fundo, que irá disputar na Sexta-feira.

“Não posso dizer se farei melhor no contra-relógio ou na prova de fundo, apenas posso garantir que preparei afincadamente as duas corridas e que vou dar o máximo em ambas”, frisa o ciclista.

O horário de partida de Ivo Oliveira será conhecido ao final da tarde deste Domingo. O primeiro corredor a sair para a estrada partirá às 12h05 (hora portuguesa).

O contra-relógio de sub-23 poderá ser visto em directo na Eurosport, a partir das 12h30.