Mundial 2018 Séniores Femininos apresentado em Viana do Castelo

Mundial 2018 Séniores Femininos apresentado em Viana do Castelo

A Selecção Nacional de Séniores Femininos vai disputar, entre 31 de Maio e 4 de Junho, no Centro Cultural de V. Castelo, a Poule F da 2ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, composta ainda por Alemanha, França, Finlândia, Eslovénia e Estónia

56

A poule europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo de Séniores Femininos, a realizar, de 31 de Maio a 4 de Junho de 2017, na cidade de Viana do Castelo, foi hoje apresentada formalmente pela Federação Portuguesa de Voleibol e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), organizadoras e promotoras da competição, que assinaram um protocolo de cooperação.

Todos os jogos da Poule F serão disputados no Centro Cultural de Viana do Castelo, pavilhão que vibrou, em Janeiro último, com os jogos das poules europeias de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Sub-21 Masculinos e de Sub-20 Femininos, naquela que foi a estreia desportiva internacional desta obra que tem a assinatura do arquitecto Souto Moura.

Na conferência de Imprensa, que decorreu no Salão Nobre da CMVC, José Maria Costa, Presidente da autarquia, que esteve acompanhado de Vítor Lemos, Vereador responsável pelo Pelouro do Desporto da CMVC, fez as honras da casa.

“Agradecemos à Federação Portuguesa de Voleibol, na pessoa do seu Presidente, Álvaro Lopes, por nos ter escolhido novamente para acolher uma prova tão importante como a qualificação para o Campeonato do Mundo, o que é para a cidade de Viana do Castelo motivo de enorme orgulho mas também de grande responsabilidade.

A nossa cidade teve sempre grandes pergaminhos no Voleibol, uma modalidade bastante querida no concelho, pelo que aproveitaremos esta ocasião para continuar a transmitir aos mais jovens os valores da prática desportiva, sobretudo do Voleibol, uma modalidade marcada por um grande espírito de entreajuda e pela ética, valores que assumirão grande importância ao longo da sua vida em sociedade”, referiu o edil.

“Agradecemos à Comunicação Social esta oportunidade de divulgar a nossa cidade e aproveitamos para lançar um apelo aos vianenses para que compareçam no Centro Cultural para apoiar a nossa Selecção. Vamos ter aqui quatro Selecções estrangeiras de elevada qualidade e queremos que sejam bem acarinhadas para que levem uma boa imagem da nossa cidade e do nosso País. À Selecção Nacional, desejamos uma boa prestação que lhe permita passar à fase seguinte da competição”, acrescentou José Maria Costa.



“Como Presidente da FPV, congratulo-me com o estímulo que nos foi concedido pelo Presidente da Câmara Municipal, que em boa hora decidiu efectuar uma parceria com a FPV e sinto uma enorme alegria em estar aqui presente para assinar o protocolo de cooperação. Este acto constitui um enorme passo para a continuação do desenvolvimento do Voleibol em Viana do Castelo, cidade já com historial da elite do Voleibol.

Que este protocolo seja um pretexto para reforçarmos ainda mais os laços de amizade e respeito que nos unem e que através deles possamos encontrar força e motivação para engrandecer o Voleibol nesta grande cidade que é superiormente gerida pelo Engenheiro José Maria Costa”, afirmou Álvaro Lopes, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol.

Por seu turno, António Guerra, Treinador Principal da Selecção Nacional de Séniores Femininos, destacou o apoio prestado ao Voleibol e à Selecção por parte do município vianense.

“O trabalho excepcional que está a ser desenvolvido em Viana do Castelo é um exemplo para o resto do país, pois está a crescer ao ritmo a que estão a crescer as ideias. Fomos sempre muito bem recebidos em Viana do Castelo, uma cidade com uma grande cultura do Voleibol e que conta já com vários jogadores de alto nível”, frisou o Seleccionador Nacional.

“Recordo-me de uma Selecção de Cadetes Femininos que disputou um Mundial [ilha da Madeira/1999] em que jogavam quatro atletas oriundas de Viana do Castelo – Francisca Esteves, Letícia Cruz, Ana Lúcia e Sandra Bastos – e que eram atletas do topo a nível internacional. Às pessoas que se deslocarem ao Centro Cultural posso dizer que irão assistir a jogos protagonizados por Selecções do mais alto nível europeu e que as nossas jogadoras, que são muito competitivas, farão tudo o que estiver ao seu alcance, e para lá dele, para dignificarem a modalidade, a cidade e o País”, salientou António Guerra.

Marta Hurst, Sub-Capitã da Selecção, foi a porta-voz das jogadoras.

“É um prazer enorme disputar a qualificação para um Campeonato do Mundo em Portugal e sobretudo em Viana do Castelo, onde usufruímos de muito boas condições de treino e fomos sempre acarinhadas. Num grupo de trabalho de 16 atletas, apenas três têm mais de 23 anos, o que indica que estão aqui jogadoras com elevado potencial e que ainda têm muito espaço para crescer.

Estamos fisicamente bem e muito motivadas para dar o máximo, pelo que gostaria de deixar um apelo às pessoas da cidade, e não só, para que venham ver os nossos jogos e nos dêem o seu apoio, pois vai ser uma Poule extremamente competitiva, disputada por grandes Selecções do Voleibol europeu”.

A Selecção Nacional de Séniores Femininos vai disputar, entre 31 de Maio e 4 de Junho, no Centro Cultural de V. Castelo, a Poule F da 2ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, composta ainda por Alemanha (9ª classificada no último Mundial e 5ª classificada no Europeu 2015), França, Finlândia, Eslovénia e Estónia.