Moreirense vence V. Guimarães por 2-1 e fica a 2 pontos de...

Moreirense vence V. Guimarães por 2-1 e fica a 2 pontos de garantir a manutenção

29

O Moreirense recebeu e venceu o V. Guimarães, por 2-1, em jogo a contar para a 28ª Jornada da Liga NOS, disputado no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Com a ambição de ainda chegar ao 4º lugar e ultrapassar o velho rival Sp. Braga, os “conquistadores” entraram em campo dispostos a vencer o “derby” minhoto e continuar a 7 pontos dos bracarenses, antes do escaldante encontro entre ambos, marcado para o próximo fim-de-semana.

Logo aos 8 minutos, Alex materializou o ascendente vimaranense, com um excelente golo, para enorme alegria dos imensos adeptos que viajaram cerca de 4 Km e encheram, por completo, a bancada reservada aos apoiantes da equipa visitante.

Apesar do golo madrugador, o Moreirense não se deixou afectar pelo infortúnio e continuou fiel ao seu estilo de jogo, não fugindo em nada à estratégia montada ainda antes do apito inicial.

Aos 19 minutos, Leandro Souza consegue escapar-se aos defesas vimaranenses e quando se prepara para ficar na “cara” de Douglas Jesus é carregado em falta por Josué, que vê de imediato o cartão vermelho directo.

Para sorte do V. Guimarães, a falta foi cometida fora da grande área e, por isso, foi assinalado apenas livre directo, que não resultou em nada, deixando o técnico Miguel Leal algo preocupado.

Até ao intervalo, o Moreirense tentou chegar ao golo do empate, mas não foi eficaz, apesar de ter criado muitas jogadas de perigo, que deixaram Rui Vitória completamente desnorteado.

O 4º árbitro pediu ao técnico vimaranense para ter mais calma, por várias vezes, mas Rui Vitória continuava a protestar, acabando por ser expulso pouco antes dos 45 minutos.

Curiosamente, quando o árbitro principal pediu ao técnico para se retirar, este não tinha feito nada, pois o veemente protesto foi feito por Arnaldo Teixeira, treinador-adjunto do conjunto vimaranense.

No início da segunda metade, o Moreirense exerceu uma forte pressão sobre o último reduto vimaranense e acabou por ser feliz, ao marcar o golo do empate à passagem dos 49 minutos, por intermédio de André Simões.

Cerca de 20 minutos depois, João Pedro conseguiu arranjar espaço para rematar à baliza de Douglas Jesus, e marcar o 2º golo da equipa cónega, para delírio dos poucos adeptos afectos ao Moreirense, apesar de se jogar no anfiteatro do clube “verde-e-branco”.

Moreirense - V. Guimarães.jpgAté ao final, destaque apenas para 3 substituições (duas do Moreirense e uma do V. Guimarães), 4 cartões amarelos e 1 cartão vermelho (por acumulação) mostrado a João Pedro, depois de este ter atirado a bola para a bancada, após a marcação de uma posição irregular (fora-de-jogo).

A expulsão, ocorrida já nos momentos finais da partida, não impediu a vitória do Moreirense, que assim continua a lutar pela melhor posição de sempre da história do clube, já que este triunfo “atira” a equipa para o 10º lugar, com 35 pontos, os mesmos do Marítimo (9º), menos 2 pontos que o Rio Ave (8º) e menos 3 pontos que o P. Ferreira (7º), estando marcado para a próxima jornada um escaldante encontro entre “castores” e cónegos.

Já o V. Guimarães, com o desaire, mantém o 5º posto, mas pode ficar a 10 pontos do Sp. Braga, tendo que começar a olhar para baixo, pois o Belenenses só tem menos 1 ponto e o P. Ferreira pode ficar a escassos 2 pontos.

Golos

0-1 Alex (8 minutos)
1-1 André Simões (49 minutos)
2-1 João Pedro (69 minutos)

MVP da partida: João Pedro (Moreirense)

Jornalista: João Miguel Pereira