Michel Platini abandona UEFA se não for Presidente da FIFA

Michel Platini abandona UEFA se não for Presidente da FIFA

30

O Presidente da UEFA, Michel Platini, disse esta 6ª Feira, que abandona a presidência da UEFA em 2019 se perder as eleições para a FIFA, que se realizam em Fevereiro de 2016.

Em conferência de imprensa, realizada no Mónaco, o ex-jogador francês confirmou que abandona o futebol se não for escolhido para Presidente do órgão máximo do futebol mundial.

“Sim, vou parar, não faz sentido continuar nos organismos se as pessoas não confiam em mim; há uma altura em que temos de parar e partir para outra e é isso que vou fazer se não for presidente da FIFA; continuo no cargo da UEFA até 2019 e depois dedico-me a outra actividade”, disse Platini.

Sobre a campanha para a presidência da FIFA, Platini recusou falar e ficou-se sem saber a sua opinião sobre os rumores que dão conta de desvio de dinheiro da UEFA para a sua campanha eleitoral e para a antiga campanha eleitoral de Sepp Blatter.

Platini, de 60 anos, foi “bombardeado” com perguntas sobre o tema, mas recusa falar sobre a FIFA antes do dia 26 de Fevereiro; no entanto, sempre foi dizendo que há campanhas de difamação no seio da FIFA, mas não adianta mais pormenores para não dar armas aos seus rivais.

Já sobre a inclusão do Olympiakos na Liga dos Campeões, apesar do seu proprietário estar em enfrentar acusações de manipulação de resultados, Platini disse que “nada impede que o clube grego dispute a competição a que tem direito”.

“Também acham que o Olympiakos vai ter vantagem pelo facto de um secretário-geral da UEFA ser filho do vice-presidente do clube? Ou que a Juventus vai ter vantagens por eu ter jogado no clube durante alguns anos?”, perguntou o presidente da UEFA aos jornalistas.

Sobre o poderio financeiro dos clubes ingleses, que é amplamente maior que os do resto da Europa, Platini disse que “o futebol inglês também investiu muito e para além disso têm bons patrocinadores e os adeptos são leais, vão sempre ao estádio e até o último classificado tem grandes assistências quando joga no seu reduto”.

A conferência de imprensa de Michel Platini decorreu esta 6ª Feira no Fórum Grimaldi, no Mónaco, onde decorreram os sorteios da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa.