Messi: Crowdfunding para salvar um ícone mundial

Messi: Crowdfunding para salvar um ícone mundial

93

O Museu do Caramulo anunciou o lançamento da sua primeira acção de crowdfunding, intitulada Salvem o Messi, com o objectivo de restaurar um automóvel Messerschmitt KR200 de 1958, que integra a colecção do museu. Esta acção inédita tem por meta angariar os 5.000 euros necessários para o restauro deste peculiar automóvel, e está a decorrer online, através da plataforma PPL, e offline, através de donativos feitos no próprio Museu do Caramulo.

É a primeira vez que o Museu do Caramulo, uma instituição com mais de 60 anos de história, lança uma acção de crowdfunding, com o intuito de preservar o património histórico e cultural associado a um automóvel único, trazendo-o para perto do público em perfeito estado de conservação.

Para Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, a campanha ‘Salvem o Messi’ “é uma forma de abrir o museu à sociedade civil, aos visitantes do Museu do Caramulo e a todos os entusiastas e envolvê-los na vida e nas acções do museu”.

O mundo e a cultura estão hoje globalizados, e o Museu do Caramulo tem tirar partido disso, utilizando as tecnologias para aproximar as pessoas daquilo que fazemos”, acrescenta Tiago Gouveia.

O Messerschmitt KR200 (carinhosamente referido como Messi, por razões evidentes) é um dos microcarros históricos no espólio do Museu do Caramulo e um dos automóveis que integram a exposição Micro Carros, Grandes Histórias, inaugurada no passado Sábado e que pode ser visitada no museu até 6 de Dezembro.

O restauro do Messi, orçamentado em 5.000 euros, inclui a colocação de vidro de cabine novo, reparação de chaparia, uma pintura nova, a reparação dos estofos no interior, a reparação mecânica do motor e da caixa de velocidades, a reparação dos componentes eléctricos, a colocação de jogo de pneus novo e a colocação de farolins novos.

A campanha ‘Salvem o Messi’

A campanha ‘Salvem o Messi’ tem por objectivo angariar os 5.000 euros necessários para o restauro do Messerschmitt e decorre, offline e online, até 21 de Outubro de 2015.

O Museu do Caramulo criou o domínio www.salvemomessi.com, que direcciona para o site onde os apoiantes poderão fazer donativos de qualquer valor, e pagar através de diferentes formas, contribuindo assim para este projecto.

Para donativos superiores a 10 euros, os crowdfunders irão receber, como é habitual neste tipo de programas, um conjunto de vantagens únicas, como ter o seu nome associado ao carro que ajudaram a restaurar, receberem publicações exclusivas do museu, e até ganhar uma subida da mítica Rampa do Caramulo a bordo do Messerschmitt KR200, no lugar de co-piloto, depois de concluído o restauro.

PARTILHAR