Mazda Road to Indy 2017: Actual campeão do shootout lidera temporada da...

Mazda Road to Indy 2017: Actual campeão do shootout lidera temporada da USF2000

O norte-americano Oliver Askew venceu no ano passado o evento em Laguna Seca e garantiu o prémio para disputar a temporada deste ano no primeiro degrau do projecto Road to Indy. Kartistas brasileiros poderão concorrer ao prémio novamente este ano

34

Oliver Askew - Mazda Road to IndyO norte-americano Oliver Askew, de 20 anos, superou no final do ano passado outros 17 concorrentes no shootout do Mazda Road to Indy, em Laguna Seca, nos Estados Unidos, e ganhou o prémio de 200 mil dólares, equivalente à temporada completa na USF2000, primeiro degrau do projecto rumo à Fórmula Indy.

Fazendo bom proveito do prémio, Askew vem sendo o destaque da temporada. O piloto lidera a competição, com seis vitórias em 11 provas. Se for campeão, ele ganhará novamente o prémio que lhe dará a temporada completa na Pro Mazda e, se seguir neste caminho, dependerá apenas dos seus resultados para chegar à Indy Lights e no futuro estar na Fórmula Indy.

Consolidado como um dos principais projectos de formação de pilotos, o Mazda Road to Indy vem atraindo cada vez mais competidores de todo o mundo. No ano passado, o Brasil já participou do shootout com o paulista Marcel Coletta, vencedor do evento de selecção realizado no país. E em 2017 o Brasil terá mais uma oportunidade de ter um piloto na disputa. A luta pela classificação será na sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, para os pilotos da categoria Graduados, com idade entre 15 e 24 anos.

“Os eventos para seleccionar pilotos para o shootout já estão acontecendo em todo o mundo e a procura para estar na disputa é cada vez maior. Como o Askew vem provando, o projecto dá a possibilidade de seguir a carreira sem precisar de patrocínio, só pelo talento e resultados. É uma oportunidade que todo o piloto sonha em ter na vida”, comentou Paulo Carcasci, representante do Mazda Road to Indy no Brasil, organizador e responsável técnico pelo evento no país.

O Mazda Road to Indy é um dos projectos mais bem sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar o seu nome ao projecto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coreia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando os seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.