Marítimo vence FC Porto por 2-1 e apura-se para a Final da...

Marítimo vence FC Porto por 2-1 e apura-se para a Final da Taça da Liga

25

O Marítimo recebeu e venceu, esta 5ª Feira, o FC Porto, por 2-1, em jogo a contar para as Meias-Finais da Taça da Liga, disputado no Estádio do Clube Sport Marítimo, no Funchal (Ilha da Madeira).

Sabendo que uma vitória garantia a passagem à Final da competição, os “azuis-e-brancos” entraram dispostos a vencer o desafio e garantir o jogo decisivo da única taça onde ainda tinham a esperança de ganhar (apesar de continuarem na Champions, repetir os feitos de 1987 e 2004 será muito difícil).

Pela frente encontraram um Marítimo bastante coeso na sua defensiva e muito rápido no sector atacante, especialmente por Moussa Marega e Xavier, dois jogadores que estão a “dar cartas” na equipa madeirense.

Apesar das dificuldades, o FC Porto chegou à vantagem por volta dos 30 minutos, graças a um remate potente de Evandro, que enganou por completo o guarda-redes francês Salin.

O golo não afectou os maritimistas, que em desvantagem resolveram partir para o ataque, dando a reviravolta ao marcador em apenas 15 minutos, com golos de Bruno Gallo e Moussa Marega.

O médio brasileiro igualou através de uma grande penalidade, a castigar uma falta de Ricardo Pereira sobre Xavier, enquanto o avançado francês emendou (na pequena área) um cabeceamento torto de Raul Silva.

Na segunda metade, o FC Porto tentou dar a volta ao resultado, lançou Cristian Tello, Yacine Brahimi e Gonçalo Paciência, mas nada alterou o rumo dos acontecimentos, pois o Marítimo defendeu como pôde a vantagem conseguida nos primeiros 45 minutos.

O técnico Julen Lopetegui bem tentou incentivar os seus jogadores, mas os “ares” da Madeira parecem não fazer bem aos atletas portistas, pois em 3 viagens à “Pérola do Atlântico”, 3 resultados negativos (duas derrotas, com Marítimo, e 1 empate, com Nacional).

O árbitro Carlos Xistra fez uma bela exibição, mostrando “apenas” 5 cartões amarelos, num jogo que foi complicado de arbitrar, pois houve muito contacto físico e entradas mais ou menos duras.

Com esta vitória, o Marítimo apura-se para a Final da Taça da Liga, onde vai encontrar o Benfica, em jogo marcado para o dia 25 de Abril, em hora ainda a designar, no Estádio Cidade de Coimbra.

Jornalista: João Miguel Pereira