Mar da Calha: Lotação esgotada na estreia do Documentário no Cinema São...

Mar da Calha: Lotação esgotada na estreia do Documentário no Cinema São Jorge

231

A estreia do documentário ‘Mar da Calha‘ gerou ontem um enorme entusiasmo entre a comunidade dos desportos de ondas, com lotação esgotada numa sessão dupla que decorreu no emblemático Cinema São Jorge, em Lisboa. Quem não conseguiu lugar na plateia terá agora a oportunidade de ver o documentário que vai ser exibido a partir do próximo domingo (28 de Junho, 21 horas), na página redbull.pt.

O enorme entusiasmo da comunidade dos desportos de ondas falou mais alto ontem no Cinema São Jorge, em Lisboa, na tão aguardada estreia do documentário ‘Mar da Calha‘, um projecto do bodyboarder Hugo Pinheiro co-produzido pela Red Bull Media House e com realização de Gustavo Emigrante. Ao início da tarde os 900 lugares da sala Manoel de Oliveira já se encontravam esgotados, o que levou a organização a abrir uma segunda sala e a disponibilizar mais 200 lugares. A lotação esgotou rapidamente, demonstrando assim o interesse do público para um documentário que veio revelar a exploração de uma onda de sonho às portas da Capital.

Hugo Pinheiro era no final um atleta realizado, depois de uma saga de mais de dois anos em busca das melhores imagens e condições.

Ao longo dos últimos meses penso que conseguimos despertar a curiosidade da comunidade em relação a este projecto e por isso estava convicto de que íamos ter casa cheia na estreia. Pelos vistos não me enganei e essa foi a melhor recompensa para todo o trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos dois anos. Ultrapassámos muitas dificuldades e foi mesmo muito complicado captar as imagens que queríamos, mas juntamente com o Vasco Ribeiro e o Tiago Pires conseguimos atingir o objectivo. Agora o Mar da Calha já é conhecido de todos e fico feliz por isso!”.

Com a duração de cerca de 30 minutos, este documentário está centrado numa onda tubular que esporadicamente aparece junto ao farol do Bugio, na zona onde o mar se junta com o Tejo. A exploração da onda mostra aqui a partilha entre dois desportos muitas vezes vistos como rivais – o surf e o bodyboard – juntando à acção todo um enquadramento histórico e cultural da Cova do Vapor, pequena comunidade piscatória da Costa da Caparica que serviu de base para toda a operação.

A estreia do Documentário Mar da Calha foi uma coprodução do Cinema S. Jorge, em parceria com o SAL – Surf At Lisbon https://www.facebook.com/surfatlisbonfilmfest, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, E.M.

Para os que não tiveram oportunidade de estar presentes na estreia, o documentário ‘Mar da Calha‘ vai ser exibido a partir do próximo Domingo (28 de Junho) pelas 21 horas na página www.redbull.pt.