Magnus Carlsen e Sergey Karjakin discutem título mundial de Xadrez

Magnus Carlsen e Sergey Karjakin discutem título mundial de Xadrez

O vencedor será aquele que chegar primeiro aos 6,5 jogos e se houver algum desistente, este será substituído pelo suplente Viswanathan Anand

136

Iniciou-se esta Sexta-feira (dia 11 de Novembro), o Campeonato do Mundo de Xadrez 2016, que este ano será disputado entre o norueguês Magnus Carlsen, o actual campeão, e o ucraniano Sergey Karjakin, vencedor do Torneio de Candidatos.

Segundo a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), o torneio será decidido em 12 jogos, com direito a uma “negra” se houver um empate a 6; cada jogo terá a duração de 120 minutos para os primeiros 40 movimentos, 60 minutos para os 20 movimentos seguintes e 15 minutos para o resto do jogo; entre o movimento 60 e 61 há 30 segundos de descanso.

O vencedor será aquele que chegar primeiro aos 6,5 jogos e se houver algum desistente, este será substituído pelo suplente Viswanathan Anand, que foi o finalista vencido do último Campeonato do Mundo.

O vencedor levará para casa 600.000 euros, enquanto o vencido leva 400.000 euros; no entanto, se o Campeonato for decidido no tie-break, o vencedor embolsa 550.000 euros e o derrotado leva 450.000 euros.

Até hoje, os dois candidatos enfrentaram-se por 20 vezes, tendo Carlsen vencido 4 partidas, Karjakin uma única vez e houve ainda 15 empates, o que deixa antever uma Final bem disputada até à derradeira partida, que está marcada para o dia 30 de Novembro.

Classificação do Torneio de Candidatos 2016

1º Sergey Karjakin (Ucrânia)
Viswanathan Anand (Índia)
Hikaru Nakamura (EUA)
Fabiano Caruana (EUA)
Peter Svidler (Rússia)
Levon Aronian (Arménia)
Veselin Topalov (Bulgária)
Anish Giri (Holanda)