Liga NOS: Sporting vence P. Ferreira e sobe para o 3º lugar...

Liga NOS: Sporting vence P. Ferreira e sobe para o 3º lugar da tabela classificativa

O Sporting chegou rapidamente ao 3-0, o Paços ainda assustou com um bis de Welthon, mas Bas Dost resolveu a questão com o 4º golo leonino

32

O Sporting venceu o P. Ferreira, por 4-2, em jogo a contar para a 19ª Jornada (2ª da 2ª Volta) da Liga NOS, disputado este Sábado no Estádio José Alvalade II, em Lisboa.

Depois do polémico empate na Madeira, frente ao Marítimo, e de uma série de maus resultados, os “leões” queriam “virar a página” e partir para uma 2ª Volta mais condicente com o real valor da equipa.

Foi com este espírito que os jogadores do Sporting entraram em campo, mas os primeiros minutos foram desoladores, com alguns ataques do P. Ferreira, que deixaram os adeptos leoninos algo apreensivos.

Mas rapidamente, o conjunto “verde-e-branco” tomou as rédeas dos acontecimentos e o primeiro golo apareceu logo aos 12 minutos, por intermédio de Adrien Silva na cobrança de uma grande penalidade, a castigar uma falta de Pedro Monteiro sobre o “capitão” leonino.

A vencer, o Sporting acalmou, assentou o seu jogo e aproveitou a passividade da defesa pacense para avolumar o resultado no espaço de 3 minutos, com golos de Bas Dost e Gelson Martins.

O 3-0 no marcador deixou os “leões” descansados e a pensar na melhor estratégia para derrotar o FC Porto no Estádio do Dragão, até porque William Carvalho viu cartão amarelo (o 5º na Liga NOS) e não pode jogar na importante partida da 20ª ronda.

No início da segunda parte, o Sporting podia ter resolvido o jogo se o árbitro Fábio Veríssimo tivesse assinalado uma grande penalidade a favor do Sporting por nova carga sobre Adrien Silva, depois de uma bela jogada de Gelson Martins.

Em vez disto, o árbitro deixou seguir o encontro e na resposta o P. Ferreira chega ao golo, por intermédio de Welthon, que aproveita alguma falta de atenção de Rúben Semedo.

O técnico Jorge Jesus resolve então mexer na equipa e coloca em campo João Palhinha, que entrou para o lugar do fatigado Adrien Silva, que também estava em risco de exclusão para o Dragão se visse um cartão amarelo.

Palhinha, que o Sporting “resgatou” ao Belenenses neste Mercado de Inverno, deverá ser o titular no Dragão, a não ser que Jorge Jesus opte por “inventar” e colocar Rúben Semedo na “posição 6” e Paulo Oliveira ao lado de Sebastian Coates, que não jogou hoje devido a castigo.

Aos 76 minutos, Welthon “gela” o Estádio José Alvalade II com o 2º golo do P. Ferreira, que assim ficava a perder pela diferença mínima depois de ter estado a perder por 3 bolas de diferença.

O Sporting assustou-se, voltou a viver os “fantasmas” de Guimarães (onde esteve a vencer por 3-0 e acabou empatado a 3 golos), mas Bas Dost marcou mais um golo, que um defesa pacense ainda tentou evitar, mas efectua o corte já depois da bola ter ultrapassado a linha final.

Até ao final, a equipa leonina conseguiu controlar os acontecimentos e acabou por vencer um jogo que não foi fácil e podia ter acabado de outra forma se Bas Dost (Melhor Marcador da Liga com 16 golos) não tivesse marcado o 4º golo leonino.

Com esta vitória, o Sporting sobe para a 3ª posição e fica agora à espera do resultado do Sp. Braga no terreno do Rio Ave, jogo adiado para 5ª Feira, devido à presença dos bracarenses na Final da Taça CTT, que se decide este Domingo, no Estádio do Algarve.