Liga NOS: Académica vence Belenenses (4-3) num “festival” de golos

Liga NOS: Académica vence Belenenses (4-3) num “festival” de golos

23

A Académica venceu o Belenenses por 4-3, em encontro a contar para a 13ª Jornada da Liga NOS 2015/2016, disputado no Estádio Cidade de Coimbra, na “capital” dos “estudantes”.

Num encontro entre dois “aflitos”, o equilíbrio foi a nota dominante até aos 21 minutos, altura em que o árbitro Carlos Xistra assinalou uma grande penalidade favorável à formação visitada, depois de uma falta de João Afonso (braço na bola) na área de rigor.

Na cobrança do castigo máximo, o avançado Gonçalo Paciência inaugurou o marcador e colocou os academistas em vantagem, para enorme satisfação do treinador Filipe Gouveia.

A vencer, a Académica começou a “mandar” no encontro e a dominar os acontecimentos, chegando ao segundo golo à passagem dos 43 minutos, por intermédio do médio Pedro Nuno.

Até ao intervalo, o Belenenses ainda reagiu e conseguiu reduzir a diferença, por intermédio de Ricardo Nascimento, que colocou a bola no interior da sua baliza quando tentava cortar um lance.

Com o golo, o técnico Ricardo Sá Pinto ficou mais motivado e optou por uma táctica super-atacante no início da segunda metade; no entanto, quem marcou foi Ivanildo, logo aos 46 minutos, aproveitando a apatia da defensiva contrária.

O Belenenses voltou a reagir bem e voltou a reduzir a diferença, com um tento de Tiago Caeiro, que mostrou estar em excelente forma física, numa altura em que os jogos se sucedem uns atrás dos outros.

Quando os “azuis” apostavam tudo no ataque, em busca da igualdade, Fernando Alexandre marcou o 4-2 para a Académica, deixando Ricardo Sá Pinto verdadeiramente desiludido.

O desalento do técnico era tanto, que nem o golo de Rúben Pinto, já nos descontos, minimizou o estado de espírito do treinador, que explicou no final que o seu desalento tinha a ver com a fraca prestação defensiva da sua equipa, que “sofre golos do nada”.

Com esta vitória, a Académica mantém o 17º lugar, mas agora com 10 pontos, os mesmos que Boavista e União, que tem um jogo em atraso, relativo à 7ª Jornada da Liga NOS.

Já o Belenenses, com o desaire, desce para o 13º posto, e fica com os mesmos 13 pontos, mais 1 ponto que o Moreirense, que nesta ronda também perdeu frente ao líder Sporting, no Estádio José Alvalade II, em Lisboa.