Liga NOS 2015/2016: Sporting vence Tondela e é o primeiro líder da...

Liga NOS 2015/2016: Sporting vence Tondela e é o primeiro líder da competição

144

O Sporting CP venceu, esta Sexta-Feira, o Tondela, por 2-1, em encontro a contar para a jornada inaugural da Liga NOS 2015/2016, disputado no Estádio Municipal de Aveiro.

Depois da vitória no primeiro jogo oficial da temporada (Supertaça Cândido de Oliveira Vodafone), os “leões” entraram em campo dispostos a somar os primeiros 3 pontos do campeonato português.

Até aos 15 minutos, o Sporting demonstrou grande força e mostrou que é capaz de conquistar o título nacional; o melhor período da formação leonina terminou com o golo de João Mário, que contou ainda com a colaboração dos defesas centrais do Tondela.

A vencer, o Sporting baixou o ritmo de jogo, entregou as dependências do encontro ao Tondela e começou a defender a magra vantagem, apesar do técnico Jorge Jesus pedir exactamente o contrário.

Ao intervalo, a equipa lisboeta vencia de forma tranquila, apesar de estar apenas com um golo de vantagem, mas o Tondela mostrou argumentos e poderia dar a volta ao resultado se fosse um pouco mais afoito.

Na segunda metade, o Sporting continuou a jogar de forma lenta, e o Tondela assentou ideias, explorou os espaços e chegou ao empate, através de um golo de Luís Alberto, na sequência de um livre directo de Luís Tinoco.

No entanto, o golo deveria ter sido anulado por Carlos Xistra, pois o médio da equipa estreante na Liga NOS ajeitou a bola com o braço antes desta lhe bater na coxa e de seguida no peito, o que enganou o guardião Rui Patrício.

Como a igualdade não interessava, Jorge Jesus pediu para aumentar o ritmo e colocou em campo Carlos Mané, Fredy Montero e Gelson Martins, que acabou por decidir a partida.

O jovem, ou o “miúdo” como lhe chama Jorge Jesus, entra na grande área em fintas consecutivas e é derrubado por Jhon Murillo, que curiosamente é um jogador que pertence aos quadros do Benfica (está no Tondela a título de empréstimo).

Assim que foi assinalada a grande penalidade, o treinador leonino deu indicações a Carlos Mané, que rapidamente as transmitiu a Adrien Silva, que já tinha a bola nas mãos e esperava autorização do árbitro.

Depois de tudo resolvido, ou seja, depois da assistência médica aos dois jogadores envolvidos no lance, Adrien Silva colocou a bola na marca, tomou balanço e bateu Matt Jones sem qualquer dificuldade.

Como já passavam 7 minutos após os 90, os jogadores do Tondela ficaram irritados com o árbitro Carlos Xistra e reclamaram fortemente, enquanto os sportinguistas festejavam.

Dez segundos depois do reatamento, o árbitro albicastrense deu o jogo por terminado, e foi imediatamente rodeado pelos jogadores tondelenses, que foram rapidamente afastados por Vítor Paneira, pois poderiam “chover” cartões vermelhos e prejudicar a equipa no próximo jogo.

Com este resultado, o Sporting é o primeiro líder da Liga NOS 2015/2016 e coloca pressão nos rivais (FC Porto e Benfica), que poderão sentir algumas dificuldades nesta jornada, apesar de V. Guimarães e Estoril (dois históricos do futebol português) estarem a atravessar um momento menos bom.