Liga Mundial 2017: Portugal já conhece o seu calendário de jogos

Liga Mundial 2017: Portugal já conhece o seu calendário de jogos

A FIVB repete o formato adoptado na edição anterior e que divide as Selecções em dois grupos de 12 equipas (Grupos 1 e 2) e um grupo de 8 (Grupo 3)

96

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) volta a apostar no formato de competição adoptado na edição anterior e que divide as Selecções em dois grupos de 12 equipas (Grupos 1 e 2) e um grupo de 8 (Grupo 3). O Grupo 2, no qual Portugal se sagrou vice-campeão em 2016 (Matosinhos), é composto por 12 Selecções: Austrália, Portugal, Holanda, República Checa, Japão, Egipto, Eslovénia, Coreia do Sul, Turquia, Finlândia, Eslováquia e China.

A edição 2017 da Liga Mundial prolonga-se de 2 a 25 de Junho. A Fase Intercontinental do Grupo 2 será disputada ao longo de três semanas, de 2 a 18 de Junho. A Final 4 do Grupo 2, disputada pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador (Austrália), realiza-se nos dias 23, 24 e 25 de Junho.

A Selecção Nacional de Séniores Masculinos começa por defrontar, na cidade eslovaca de Poprad (2 a 4 de Junho), as Selecções da Austrália, do Japão e da Eslováquia. Seguidamente, defronta a Holanda, o Egipto e a República Checa, numa poule disputada na cidade checa de Ceske Budejovice (troca com a Holanda – 9 a 11 de Junho). Nos dias 16 a 18 de Junho, Portugal mede forças com as Selecções da Finlândia, da Eslovénia e do Egipto, na capital deste país africano.

A Selecção Nacional volta assim a defrontar uma das suas maiores rivais nos últimos anos, a Holanda, a quem venceu, por 3-1, no caminho para a final na última edição da Final 4 do Grupo 2.