Liga Mundial 2016: Espectáculos garantidos em Matosinhos

Liga Mundial 2016: Espectáculos garantidos em Matosinhos

O palco para 4 interessantes espectáculos da Liga Mundial de Voleibol está já montado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

357

O palco para quatro interessantes espectáculos de Voleibol está já montado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde, no Sábado e no Domingo, as equipas de séniores masculinos de Portugal, Holanda, Canadá e Turquia se reúnem com o pensamento focado num objectivo comum: a vitória na Final Four da Liga Mundial 2016.

As meias-finais, agendadas para Sábado, são constituídas pelos jogos Canadá x Turquia, a disputar pelas 16h00, que opõe o 1º e o 2º classificados da Fase Preliminar da Liga Mundial, e Portugal x Holanda, que coloca frente a frente o país organizador e o 3º classificado da fase qualificativa.

As Selecções de Portugal e da Holanda têm vários pontos em comum: são duas equipas que atravessam uma fase de renovação, os holandeses mercê da mudança de treinador – Gido Vermeulen substituiu no ano passado Edwin Benne, que estava ao leme da laranja mecânica desde 2011 – e os portugueses com o regressado Francisco dos Santos a dar continuidade às injecções de sangue novo que Hugo Silva tinha vindo a proceder desde há dois anos, sem perder o bom funcionamento de algumas peças basilares da Selecção, como Hugo Gaspar e André Lopes, que em 2005 alcançaram o 5º lugar na Liga Mundial.

Acrescente-se ainda o equilíbrio existente nos jogos disputados entre ambas: em 15 jogos disputados por estas duas equipas, os holandeses venceram oito (o mais recente na Poule A2 da presente edição da Liga Mundial) e 5 terminaram com a diferença mínima.

Os dados estão lançados: a força e altura das torres holandesas – que chegam a apresentar em campo um ‘seis’ com uma média de altura superior a 2,00 metros – contra a garra e tenacidade de uma Selecção que se bate sempre por todos os pontos.

A Selecção Nacional tem, porém, um grande ponto a seu favor: joga perante o seu público, e em Matosinhos, cidade conhecida pelas suas tradições na modalidade e pelo apoio incondicional às Selecções portuguesas.

Braço-de-ferro entre Canadá e Turquia

O jogo de abertura da Final Four, agendado para as 16h00 de Sábado, reúne igualmente todos os condimentos e mais alguns para constituir um excelente e ultra-competitivo espectáculo de Voleibol. Ambas as Selecções venceram 8 dos 9 jogos disputados no Fase Preliminar, os norte-americanos com um registo impressionante de 24 pontos e 26-7 em sets e os europeus com 21 pontos e 25-10 em sets.

Já a preparar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a equipa de Glenn Hoag é apontada como favorita, mas o último jogo da Poule F2 – derrota, pela diferença mínima, às mãos da Finlândia – mostrou que o Canadá é, provavelmente, a Selecção mais forte… mas não é invencível.

Paralelamente à Final Four, serão realizadas em Matosinhos várias outras iniciativas e actividades, como o XVIII Encontro nacional de Treinadores de Voleibol, o Encontro Nacional de Volebol ao Ar Livre – Kinder Cup e as finais do Encontro Nacional de Gira-Volei e Gira +.

Estatística dos jogos entre as quatro Selecções na Fase Preliminar

* Turquia x Portugal, 3-1
* Holanda x Portugal, 3-0
* Turquia x Holanda, 3-0
* Canadá x Portugal, 3-1
* Canadá x Portugal, 3-0