Liga Europeia 2017: Eslováquia dá passo de gigante para garantir 2º lugar...

Liga Europeia 2017: Eslováquia dá passo de gigante para garantir 2º lugar da Poule C

A Eslováquia venceu Portugal por 3-1 (25-21, 19-25, 25-19 e 25-20) e amanhã defronta a Suécia, enquanto Portugal vai enfrentar a Espanha que já está apurada para a final da prova

33

Portugal vs Eslováquia - Liga Europeia 2017 - Poule CA Eslováquia deu hoje, em Matosinhos, um passo de gigante para se assenhorar do segundo lugar da Poule C da Liga Europeia, que poderá dar, eventualmente, um lugar de acesso à final, ao vencer, por 3-1 (25-21, 19-25, 25-19 e 25-20), a Selecção Nacional de Séniores Femininos. Amanhã, as eslovacas defrontam (15h00) as suecas, enquanto Portugal vai enfrentar a Espanha (18h00), que já está apurada para a final da prova.

O primeiro set do Portugal x Eslováquia foi muito atípico, com a Eslováquia a ganhar vantagem (10-3), Portugal a recuperar (21-22), mas a equipa de Leste a triunfar após dois erros de Portugal na recepção e no ataque: 25-21.

Portugal entrou diferente no segundo set, criando uma vantagem preciosa (5-0), que tratou de prolongar no tempo (16-9), sobretudo através da acção do seu bloco. A reacção eslovaca, a explorar a deficiente recepção lusa, equilibrou as forças (17-19). Dois serviços directos de Juliana Rosas quebraram a resistência e um bloco de Aline Rodrigues fixou o resultado: 25-19.

No terceiro set, a Eslováquia desfez uma igualdade (19-19) e construiu, com o serviço de Michaela Abrhamova, um triunfo precioso: 25-19.

Dois blocos de Neusa Neto, um de Julia Kavalenka e outro de Juliana Rosas voltaram a pôr Portugal na corrida (15-15), depois de uma desvantagem perigosa (9-15), mas a Eslováquia acertou o seu jogo (19-15) e a vitória voltou a sorrir-lhe: 25-20.

Julia Kavalenka, com 18 pontos, e Dominika Drobnakova, com 15, foram as melhores pontuadoras do jogo.



Comentários

Capitã Jaroslava Pencova
“Estamos muito contentes por ter somado os três pontos, pois sabíamos que iria ser difícil defrontar Portugal, que conta com o apoio do seu público e consegue fazer uma série de pontos seguidos, dificultando a nossa acção. Gostei da nossa reacção quando estávamos em dificuldade e é essa concentração que temos de ter amanhã, frente à Suécia. Somos mais fortes, mas a Suécia mostrou hoje que pode jogar muito bem”.

António Guerra, Seleccionador de Portugal
“A Eslováquia tem duas ‘equipas’: uma mais forte nas manobras ofensivas e outra mais táctica e melhor na recepção. O seu treinador soube jogar com isso e quebrar a nossa reacção. Temos progredido bem como equipa e o jogo com a Espanha vai ser mais uma etapa nessa evolução, embora tudo vá depender do seis-base que elas apresentarem, já que o primeiro lugar do grupo é seu”.

Veja os vídeos com declarações de Juliana Rosas e com a reacção de Manuel Almeida