LE: Belenenses empata com IFK Gotemburgo e avança para o play-off

LE: Belenenses empata com IFK Gotemburgo e avança para o play-off

25

O Belenenses empatou (0-0) com os suecos do IFK Gotemburgo, em jogo a contar para a 2ª Mão da 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa, disputado no Estádio Gamla Ullevi, na Suécia.

Depois da vitória no Restelo, os “azuis” precisavam apenas de um empate e apresentaram-se no anfiteatro sueco com uma defesa forte e bastante coesa, com os experientes Tonel e Gonçalo Brandão no eixo da defesa.

com esta táctica, o Belenenses conseguiu sacudir a forte pressão da equipa sueca, que já se esperava, e aos 30 minutos controlava todos os acontecimentos, para natural satisfação de Ricardo Sá Pinto.

Ao intervalo, o empate era um resultado justo, e apesar de ter tido menos posse de bola, a maior oportunidade da primeira metade pertenceu ao Belenenses, num cabeceamento estupendo de Fábio Sturgeon.

Na segunda parte, o IFK Gotemburgo voltou a exercer forte pressão e aos 61 minutos, Ankersen (um dos melhores em campo) ia gelando o coração dos “azuis”, mas Hugo Ventura conseguiu desviar o remate para o poste esquerdo da sua baliza.

Até ao final, a equipa sueca tentou, mas quem ficou mais perto do golo foi o Belenenses, depois do guardião Alvbage ter subido até à grande área contrária e ter perdido a bola para Dalcio, que entregou-a a Tiago Silva; do meio-campo, o médio tentou alvejar a baliza deserta, mas a bola acabou por falhar o alvo; numa correria louca, Sturgeon ainda capta o esférico dentro das 4 linhas, mas o árbitro já tinha apitado para o fim da partida.

Com a ânsia de marcar golo, Sturgeon não ouviu o apito e avançou para a grande área, sendo abalroado (e pisado) por um jogador sueco, o que gerou grande revolta nos elementos do banco de suplentes do Belenenses, que se “pegaram” com Jorgen Lennartsson, técnico do IFK Gotemburgo.

O Belenenses avança para o play-off de acesso à Fase de Grupos da Liga Europa, cujo sorteio está marcado para amanhã, a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental), na sede da UEFA, na cidade suíça de Nyon.