La Vuelta 2017: A última ‘Grande Volta’ da temporada, a não perder...

La Vuelta 2017: A última ‘Grande Volta’ da temporada, a não perder no Eurosport

Esta corrida será a última de Alberto Contador; 'El Pistolero' coloca um ponto final na carreira no final da Vuelta. Nelson Oliveira, José Gonçalves, Rui Costa, Rafael Reis e Ricardo Vilela são os portugueses em prova.

117

La Vuelta 2016 - Pódio Final (Chris Froome, Nairo Quintana e Estaban Chaves)De 19 de Agosto a 10 de Setembro acompanhe a Volta a Espanha no Eurosport e no Eurosport Player. Esta corrida será a última de Alberto Contador. ‘El Pistolero’ coloca um ponto final na carreira no final da Vuelta. Nelson Oliveira (Movistar), José Gonçalves (Team Katusha-Alpecin, Rui Costa (UAE Team Emirates), Rafael Reis (Caja Rural) e Ricardo Vilela (Manzana Postobon) são os portugueses em prova.

Depois do Giro e do Tour, chega a vez de La Vuelta a España, a terceira e última das ‘Grandes Voltas’ do calendário mundial de ciclismo. O Eurosport leva os telespectadores numa longa viagem à descoberta pelo país de ‘nuestros hermanos’.

Para a 72ª edição da Vuelta, o pelotão cumpre 3297.7 km divididos em 21 etapas e 23 dias, tendo os ciclistas apenas dois dias de descanso. Com partida em Nimmes, França, a Volta a Espanha promete ser muito dura. Um dos pontos altos da corrida acontece na 20ª etapa, com a subida ao Alto de l’Angliru, o ‘Colosso das Astúrias’.

Os ciclistas têm pela frente 12 km, com uma inclinação média de 10 por cento e, no ponto mais íngreme, de 23.5 por cento. Este ano, o percurso tem as seguintes características:

* 5 etapas planas e 1 etapa plana com final em alto
* 8 etapas de média montanha
* 5 etapas de montanha
* 1 etapa de contra-relógio por equipas
* 1 etapa de contra-relógio individual
* 13,8 km de contra-relógio por equipas
* 42 km de contra-relógio individual
* 50 contagens de montanha

Esta será a oportunidade para ver Alberto Contador em acção pela última vez. O corredor espanhol, considerado por muitos como um dos melhores ciclistas de sempre, coloca um ponto final na carreira após a conclusão da Vuelta. Quem sabe se ‘El Pistolero’ pode encerrar a sua prestação com ‘chave-de-ouro’ conquistando a sua quarta Vuelta da carreira?

Na época passada, Nairo Quintana vestiu a camisola vermelha, símbolo de líder, no pódio final em Madrid. O colombiano da Movistar foi acompanhado pelo britânico Chris Froome, em segundo lugar, e pelo compatriota Esteban Chaves, em terceiro.

Ciclistas portugueses não vão faltar a esta prova, que só no ano passado contou com cinco: José Mendes, José Gonçalves, Mário Costa, Tiago Machado e Sérgio Paulinho. Para esta edição estão inscritos Rui Costa, José Gonçalves, Nelson Oliveira, Rafael Reis e Ricardo Vilela.

Os telespectadores vão poder desfrutar de um total superior a 150 horas de acção da Vuelta, em directo e em diferido, nos canais Eurosport 1, Eurosport 2 e no Eurosport Player, apoiados no conhecimento do antigo ciclista e especialista do Eurosport, Juan Antonio Flecha.

A cobertura Eurosport da Vuelta é complementada com o Vuelta Extra, magazine emitido duas vezes ao dia. A primeira edição vai para o ar antes do arranque da emissão da etapa, enquanto a segunda acontece imediatamente após a sua conclusão.

Acompanhe as emoções da Volta a Espanha no Eurosport com a equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici.