Kenny Belaey desafia os seus limites a 2700 metros de altitude sobre...

Kenny Belaey desafia os seus limites a 2700 metros de altitude sobre uma cinta com 5 cm de largura

169

Kenny Belaey, Campeão do Mundo de Trial Bike, viajou até aos Alpes franceses para desafiar todos os limites com a sua bicicleta. A 2700 metros de altitude, o desafio consistiu em pedalar entre dois picos através de uma cinta com apenas cinco centímetros de largura, tendo por baixo um precipício de 120 metros. O sucesso desta aventura foi o culminar de uma longa preparação.

Com nove títulos mundiais de Trial Bike no seu currículo, o belga Kenny Belaey é uma verdadeira lenda viva de um desporto onde o equilíbrio assume uma importância primordial. Distanciando-se das competições tradicionais, o atleta fez recentemente história nos Alpes franceses com o projecto ‘Red Bull Balance’.

Cruzando o Trial Bike com o Slackline, um novo desporto que consiste em cumprir distâncias em equilíbrio usando uma cinta elástica, esta aventura decorreu a 2700 metros de altitude na famosa estância de Ski de La Plagne (França). O objectivo era ligar os 18 metros de distância entre dois picos na montanha, pedalando sobre uma cinta com apenas cinco centímetros de largura. Em baixo, o desnível atingia uns impressionantes 120 metros de altura, o equivalente a um arranha-céus com 60 andares.

Habituado a treinar na montanha, Belaey começou a montar este projecto em 2012. Até se sentir preparado para andar sobre uma cinta a 120 metros de altura, o atleta foi progressivamente subindo a fasquia, começando por evoluir apenas a um metro de distância do solo.

Quando olhei pela primeira vez para as rochas que tinha de ligar e para o impressionante desnível disse logo: nem pensar, isto é impossível!

Apesar dos longos meses de preparação a diferentes alturas, o desafio final implicava uma experiência difícil de antecipar.

Em primeiro lugar tive de lidar com a altitude, que torna qualquer esforço muito mais intenso e exigente. O ar rarefeito e o vento foram outros factores cruciais. Cada segundo em cima da cinta foi um pesadelo… Foram necessárias 80 tentativas para conseguir finalmente pedalar sem sobressaltos entre os dois pontos. Estou muito orgulhoso por este feito!

A segurança foi uma prioridade máxima do projecto ‘Red Bull Balance’ e para isso o Campeão do Mundo de Trial Bike contou com a colaboração de dois profissionais de Slackline. Juntos estudaram todos os cenários possíveis, o que levou até à introdução de modificações na bicicleta – por exemplo foi necessário montar protecções nos travões de disco, no sentido de impedir que este dispositivo cortasse a cinta em caso de queda.

Depois deste sucesso, Kenny Belaey ironiza em relação aos próximos desafios fora das pistas de competição.

Quero ser a primeira pessoa a andar na lua de bicicleta!