Judo Cup Gdynia 2016: Ouro e Bronze para Portugal no primeiro dia

Judo Cup Gdynia 2016: Ouro e Bronze para Portugal no primeiro dia

David Reis conquista a Medalha de Ouro, Mariana Esteves e Maria Siderot alcançam o Bronze neste 1º dia do Junior European Judo Cup Gdynia 2016

350

David Reis conquista a Medalha de Ouro, Mariana Esteves e Maria Siderot alcançam o Bronze neste primeiro dia do Junior European Judo Cup Gdynia 2016, que decorre na Polónia até este Domingo (dia 17). No total, 9 Judocas Lusos pisaram os tatâmis polacos.

David Reis (-66kg) derrotou o polaco Szymon Jasinski, o ucraniano Oleksandr Moisei e o letão Edgaras Lizunas, nas eliminatórias. Na semifinal superiorizou-se ao atleta ucraniano Bogdan Iadov (bronze no Junior European Cup Prague 2015). Na grande final, o atleta do Sporting Clube de Portugal, mostrou-se mais forte que o bósnio Petar Zadro e conquistou a brilhante Medalha de Ouro neste Junior European Judo Cup Gdynia.

Mariana Esteves (-52kg), que actualmente ocupa a 2ª posição no Ranking Mundial de Júniores, foi superior à romena Diana Truica no primeiro confronto. Na semifinal, a júnior portuguesa não conseguiu superar a vencedora da medalha de ouro no Junior European Cup La Coruna 2016 e a nº17 do Ranking Mundial de Júniores – Patrícia Szekely (GER). No último desafio do dia, Mariana Esteve conquistou o 3º Lugar, vencendo a atleta belga Amber Ryheul por yuko.

Na categoria de -48 kg, Maria Siderot entrou bem na competição, vencendo a norueguesa Michelle Harefallet no primeiro combate, por ippon. A atleta portuguesa voltou a superar a sua oponente na ronda seguinte, vencendo a belga Marine Baumans numa decisão aplicada por castigos. Na semifinal, a atleta Amber Gersjes (NED) mostrou-se mais forte que a judoca lusa. Na luta pela terceira posição, Maria Siderot foi mais forte que a holandesa Kim Akker, alcançando assim a Medalha de Bronze.

Catarina Costa (-48kg), nas eliminatórias, derrotou a atleta da casa Weronika Krawczyk por ippon, mas cedeu frente à judoca italiana Michela Fiorini, que viria a vencer o ouro. Patrícia Matias cedeu no combate inaugural frente à italiana Michela Fiorini e foi relegada para as repescagens, onde acabou por defrontar a colega Catarina Costa. Neste confronto luso, a vitória sorriu para Patrícia Matias, que não conseguir superar a holandesa Kim Akker (1ºlugar no Junior European Cup Coimbra 2016) na luta seguinte.

Patrícia Matias e Catarina Costa terminam as suas prestações em 7º e 9º lugar respectivamente.

Na categoria de -66kg, Miguel Pisco começou por vencer o cipriota Christos Trikomitis no primeiro combate, mas no seguinte cedeu frente ao ucraniano Artem Pliyev (bronze no Junior European Cup Leibnitz 2016). Na repescagem, o judoca luso não conseguiu vencer o Belga Simon Schohier.

Joana Fernandes (-57kg), Miguel Alves (-73kg) e Rodrigo Lopes (-60kg) foram eliminados pelos seus primeiros adversários, Zuzanna Komarek (PLO), Thilo Assmann (GER) e Kyryl Samotug (UKR), respetivamente.

Hoje (Domingo, 17 de Julho) competem os restantes atletas: Anri Egutidze (-81kg), João Martinho (-81kg), Jaime Santos (-90kg) e Pedro Silva (-100kg).

Os Treinadores Marco Morais e João Pina acompanham os Judocas nesta competição.

Nos tatâmis do Junior European Judo Cup Gynia 2016 competem 268 atletas (170 masculinos e 98 femininos) em representação de 26 países.