Judo Cup Berlin 2016: Medalha de Bronze para João Martinho

Judo Cup Berlin 2016: Medalha de Bronze para João Martinho

João Martinho derrotou Sonerud, Seeger e Gramkow nas eliminatórias. Na semifinal, cedeu frente a Katsiashvili, mas depois venceu Kirakozashvili.

71

Portugal encerrou a sua participação no Junior European Judo Cup Berlin 2016, que decorreu na Alemanha, nos dias 30 e 31 de Julho com o judoca João Martinho (-81kgs) a conquistar a Medalha de Bronze. No segundo dia da prova, entraram em competição 5 júniores lusos.

João Martinho (-81kg) foi o grande destaque do dia. O judoca português derrotou o sueco Julius Sonerud e os atletas da casa Finn Seeger e Tim Gramkow nas eliminatórias. Na semifinal, João Martinho cedeu frente ao vencedor da Medalha de Prata no prestigiado European Open Sofia 2016 – Giorgi Katsiashvili. No último desafio do dia, o atleta luso venceu o georgiano Tamazi Kirakozashvili, conquistando a magnifica Medalha de Bronze.

O Atleta sobe novamente ao pódio depois de ter alcançado o mesmo resultado no Junior European Judo Cup Gdynia 2016 que se realizou na Polónia no passado fim-de-semana de 16 e 17 de Julho.

Jaime Santos (-90kg) venceu os dois primeiros combates contra o italiano Andrea Fusco (3º lugar no Cadet European Cup Zagreb 2015) e o alemão Simon Hoellerich. Na terceira luta, o georgiano Onise Saneblidze (nº29 no Ranking Mundial de Júniores) foi mais forte que o português. Retomou o caminho das vitórias nas repescagens, derrotando o lituano Antanas Kmieliauskas e o atleta da casa Falk Petersilka (bronze no Junior European Cup Leibnitz 2016). Na luta pelo Bronze, Jaime Santos não conseguiu superar o russo Roman Dontsov terminando desta forma no 5º lugar.

Patrícia Sampaio (-78kg) começou por vencer a francesa Chloe Dollin por ‘yuko’, cedendo posteriormente frente à alemã Anna Maria Wagner, que actualmente ocupa a segunda posição no Ranking Mundial de Júniores. Na repescagem, a atleta portuguesa não conseguir superar a russa Marina Bukreeva. Patrícia Sampaio terminou esta prova no 9º lugar.

Na categoria de -100 kg, Alexandre Teodósio cedeu frente ao russo Arman Adamian no primeiro combate. No confronto seguinte (repescagem), o austríaco Aaron Fara foi mais forte que o atleta luso. Pedro Silva foi eliminado no combate inaugural pelo russo Vitalii Pleshakov.

No primeiro dia desta prova, 30 de Julho, Maria Siderot (-48kg) e Mariana Esteves (-52kg) conquistaram a Medalha de Bronze. Catarina Costa alcançou o 5º Lugar e Patrícia Matias o 7º. Miguel Alves (-73kg) terminou na 9ª posição.

O Treinador Marco Morais acompanhou os Judocas nesta competição.

Nos tatâmis do ‘Sportforum Berlin’ competiram 524 atletas (298 masculinos e 226 femininos) em representação de 38 países.

Resultados atualizados em: http://www.ippon.org/cont_cup_jun_ger2016.php